Blogueira cubana publica livro no país, enquanto campanha virtual pede que ela possa deixar a ilha

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias

A blogueira cubana Yoani Sánchez teve seu “De Cuba, com carinho” lançado essa semana no Brasil. Na publicação ela relata como é a vida na ilha que utiliza o socialismo há mais de cinquenta anos.

Yoani já foi eleita umas personalidades mais influentes do mundo pela Time.
Yoani já foi eleita umas personalidades mais influentes do mundo pela revista Time.

A própria blogueira conta como são as coisas por lá: “A crise econômica em Cuba obrigou-nos a encontrar substitutos para quase tudo, inclusive os cosméticos. Nos anos 1990, a graxa de sapatos foi usada para realçar as pestanas, o detergente para limpeza converteu-se em xampu e o vinagre em condicionador”.

Seria uma grande vitória saber que o livro da responsável pelo blog Generácion Y, que recebe milhões de visitas por mês, será lançado por aqui, não fosse a dificuldade que a autora encontra em deixar a ilha de Fidel (e agora Raúl) para promover o livro no país.

A editora Contexto publicou post no qual explica que desde o dia 17 de setembro vem tentando trazer Yoani ao país, sempre enfrentando a burocracia. Paralelo a isso, uma luta eletrônica foi iniciada com o objetivo de pressionar o governo cubano.

Embora a editora garanta que vai fazer a promoção do livro com ou sem a autora, o ideal seria que a própria Yoani viesse ao país para tal finalidade. Dessa forma, ela poderia contar sobre como é manter um blog sobre Cuba que os próprios cubanos não podem ler, já que é censurado por lá.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados