Analistas da empresa de pesquisa de mercado IHS Isuppli liberaram um levantamento sobre o poder de processamento de computadores nesta semana. O relatório afirma que 49% dos notebooks do mercado deverão ser equipados com processadores de quatro núcleos até 2015.

De acordo com os números apresentados pela empresa, atualmente apenas 9% dos notebooks à venda são equipados com chips de quatro núcleos, mas em quatro anos eles deverão abocanhar praticamente metade do mercado. Até lá, os computadores com processadores de seis núcleos – como o atual Core i7, da Intel – deverão dar as caras em 18% das máquinas.

Intel Core i7 com quatro núcleos | Crédito: MaximumPC

“Por anos o foco da indústria foi conquistar desempenho com mais e mais mega-hertz e giga-hertz, mas a partir de agora a batalha se dará no campo da quantidade de núcleos dos chips”, diz Matthew Wilkins, analista da companhia responsável pelo estudo.

Ainda que Intel e AMD já tenham seus próprios processadores móveis de quatro núcleos prontos em suas prateleiras, o estudo afirma que eles deverão evoluir muito até cair nas graças do público. De acordo com a previsão, até 2015 nada menos do que 90% dos computadores à venda terão tecnologias APU, em que um único chip é responsável pelo processamento de vídeo e de dados. “Esses chips deverão oferecer desempenho superior consumindo menores quantidades de energia”, finaliza o estudo.

Com informações: Inquirer

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

César

Cara, estamos em 2018 e FINALMENTE serão lançados processadores "acessíveis" quad-core mobile kkkkkkkkkkkk Por enquanto quase todo o mercado continua dual-core

Marcos Carlos
estamos em 2015 e quase metade sao quad core???? pq to pesquisando core i7 so acho com 2 nucleos kkk
Ramon Melo
É isso mesmo, Gabriel, o aumento da palavra para 128 bits não vai trazer ganho computacional significativo. O problema dos PCs de 32 bits é que eles só reconhecem até 4GB de memória, um limite que foi superado já há algum tempo. A arquitetura de 64 bits aceita uma memória muito superior, não teremos problemas desse tipo tão cedo.
bmFbr
No caso são os i7 do 970 pra cima, são todos hexacore nativos mesmo. Outra coisa... você pode até falar de melhor custo benefício comparando ele com o Phenom X6 - CxB do i7 realmente é péssimo, ainda mais se pegarmos os 980X e 990X Extreme, que custam perto de absurdos 1000 dólares... mas falar que tem mesmo desempenho, isso eles estão LONGE de ter. Os Phenom II atuais tão no mesmo nível de desempenho dos Core2 Quad. Por isso que a AMD vem anunciando o Bulldozer a toque de caixa... a arquitetura atual (que é basicamente a mesma desde os primeiros Athlon64) já ta a tempos pra trás da Intel em performance pura. Agora é que o bicho pega.
Gabriel
Posso estar falando bobagem, mas os bits do computador não é só o tamanho da palavra? Acho que não precisa adaptar hardware com exceção, obviamente, dos processadores e do controlador de memória.
Jairo
Enquanto isso neguinho gastando uma fortuna em tablets com "ARM"... pagando o mesmo que pagaria em um processador de "verdade"... temos público para tudo mas convenhamos que o preço tem que ser MUITO diferenciado... ferrari é ferrari ... fusquinha é fusquinha...
Bestknighter
Eu também... quero entrar na estatística... :[
Guilherme macedo
Eu também... Tenho um CCE i7.
Tio Z
Legal colocar o i7 como six core... mas realmente acho que seria mais legal o uso dos Phenom X6. Mais barato, menos energia, mesmo desempenho. Ainda preciso dar uma olhada se os i7 realmente estão vindo com 6 núcleos ou se a maioria são núcleos virtuais como a Intel gosta de fazer para baratear a produção e enriquecer o preço final (8 cores fake da intel rolando solto...)
rafaelhbarros
Muito cedo pra ter 128bits, mesmo que ele exista, o resto do hardware não acompanha.
@AntonioVeras
Ou tablets.
xandybio
Eu tenho um Vaio serie F i7 modelo 2010, e acabei de comprar um MacBook Pro i7 quad core 2.2. Eu achava meu Vaio fo... Mas depois que coloquei a mão no MacBook pro não quero outra coisa.
Alexandre
Tava imaginando isso para celulares.
@jacksonbelmiro
Meu notebook é i3, mas o lá de casa é Core 2 Duo, to pensando em trocar em breve.
Mozart
Tô feliz com o meu core 2 duo (por enquanto...)
Exibir mais comentários