Início / Arquivos / Computador /

Em 2015 quase metade dos notebooks serão quad core

João Brunelli Moreno

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Analistas da empresa de pesquisa de mercado IHS Isuppli liberaram um levantamento sobre o poder de processamento de computadores nesta semana. O relatório afirma que 49% dos notebooks do mercado deverão ser equipados com processadores de quatro núcleos até 2015.

De acordo com os números apresentados pela empresa, atualmente apenas 9% dos notebooks à venda são equipados com chips de quatro núcleos, mas em quatro anos eles deverão abocanhar praticamente metade do mercado. Até lá, os computadores com processadores de seis núcleos – como o atual Core i7, da Intel – deverão dar as caras em 18% das máquinas.

Intel Core i7 com quatro núcleos | Crédito: MaximumPC

“Por anos o foco da indústria foi conquistar desempenho com mais e mais mega-hertz e giga-hertz, mas a partir de agora a batalha se dará no campo da quantidade de núcleos dos chips”, diz Matthew Wilkins, analista da companhia responsável pelo estudo.

Ainda que Intel e AMD já tenham seus próprios processadores móveis de quatro núcleos prontos em suas prateleiras, o estudo afirma que eles deverão evoluir muito até cair nas graças do público. De acordo com a previsão, até 2015 nada menos do que 90% dos computadores à venda terão tecnologias APU, em que um único chip é responsável pelo processamento de vídeo e de dados. “Esses chips deverão oferecer desempenho superior consumindo menores quantidades de energia”, finaliza o estudo.

Com informações: Inquirer