Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Baixe agora o Ubuntu 11.10 Alpha 2

Paulo Graveheart

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Continuando com o ciclo de lançamentos, a Canonical liberou hoje mais uma versão de testes do Ubuntu 11.10, a Alpha 2. Entre as várias novidades, a substituição do Evolution como programa de emails padrão, e a despedida do Synaptic.

Mesmo que você não pretenda testar a fundo esse alpha, vale a pena instalar e usar um pouco, para já ir se acostumando com as mudanças: agora o GNOME 3 forma a base do Unity, e o Unity 2D é usado quando a máquina não tem as configurações necessárias para rodar o Unity em toda a sua graça.

Dizem as lendas que mesmo nesse Alpha o Unity está bem mais rápido

Sobre as mudanças de programas, o Firefox agora está na versão 5, e temos a inclusão do Deja Dup, um programa para fazer backups. O LightDM já é o novo gerenciador de logins (conforme comentamos aqui), mas ainda com um visual bem precário. Além disso, o Evolution sai de cena e dá lugar ao Thunderbird como cliente padrão de emails.

E, para encerrar as mudanças, uma despedida: o Synaptic, um gerenciador de pacotes criado pelos brasileiros da antiga Conectiva, está fora da instalação padrão. Mas calma! Você não precisa fazer como eu e avaliar a complexidade de explodir os prédios da Canonical por esse ultraje: como sempre, tanto o Synaptic quanto o Evolution poderão ser baixados e instalados após a instalação, se você preferir continuar com eles.

Você pode baixar o Ubuntu 11.10 Alpha 2 direto do site do Ubuntu.

E, como bem lembrou Kate Stewart na lista de desenvolvimento do Ubuntu: não instale uma versão Alpha em ambientes de produção. Versões Alpha e Beta são apenas para testes, e você pode contribuir enviando sugestões e bugs para a Canonical.

Com informações: OMG! Ubuntu.