Documento do Word Web sendo editado por duas pessoas (imagem: divulgação) | Clique para ampliar

Ao criar um documento no Google Docs, um dos recursos mais usados certamente é a colaboração — quando duas ou mais pessoas editam o texto ao mesmo tempo. Ainda que querendo concorrer com o Docs nesse mercado promissor, o Word Web App não tinha isso até essa quinta-feira. A Microsoft anunciou hoje que a colaboração (finalmente) chegou à versão do Word baseada na web.

Usuários com uma conta no Live (qualquer Hotmail serve) podem entrar agora mesmo no SkyDrive e criar um novo documento de texto. Depois disso, é só convidar outras pessoas para que participem da edição daquele documento em tempo real. Assim como acontece no Google Docs faz alguns anos, diga-se de passagem.

Nem tudo é igual, no entanto. O Word Web App prevê edições de trechos do texto. Enquanto uma pessoa edita um trecho, ele fica “bloqueado” para os demais. Ninguém pode colocar a mão ali. O trecho só é atualizado e volta a ficar disponível para todos depois que o usuário que o edita clicar no botão de salvar.

No Google Docs, a colaboração é bem diferente. Praticamente qualquer alteração imediatamente aparece para todos os usuários, e todos podem mexer no mesmo trecho simultaneamente. Ao que me parece, o controle de conflito de edições do Docs parece ser mais preciso.

Além do Word Web, a colaboração também vai funcionar com o Office 2010 (no Windows) e o Office 2011 (no OS X). Ao receber o convite para participar da edição de um documento, o usuário que tem Office instalado em sua máquina vê a opção de editar o arquivo no próprio aplicativo. Caso opte por opção (que tende a oferecer recursos mais completos), o usuário ainda assim saberá quem está editando o que no documento. Tudo graças à integração com o SkyDrive, de acordo com informações da Microsoft.

Usuários do Word tradicional também podem editar documentos armazenados no SkyDrive (imagem: divulgação) | Clique para ampliar

Essa é a MS correndo atrás da concorrência. Ainda que a colaboração na edição de documentos do Word Web chegue tarde, está valendo. Terá bom uso.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados