Além do inevitável clima de fim de festa, a última missão do ônibus espacial Atlantis pelo cosmos — que tinha decolagem prevista para esta quinta-feira caso o tempo no Cabo Canaveral colaborasse, o que até agora não parece ser o caso — irá levar em sua bagagem dois iniciantes no mundo das viagens espaciais: um par de iPhones 4.

Ao infinito e além

Durante sua jornada até onde nenhum outro celular jamais esteve, os smartphones estarão carregados com o app SpaceLabs (aliás, ele está disponível na App Store por US$ 1), que usará os diversos recursos dos todos poderosos telefones da maçã como substitutos mais econômicos a caros equipamentos feitos sob medida para pesquisas espaciais.

Uma vez em órbita, os aparelhos serão instalados na Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês) e terão a missão de medir a altura e curvatura da terra, além de usar suas câmeras para “observar” os contornos da crosta terrestre e assim localizarem sua posição no globo (só lembrando que não há sinal de GPS no espaço).

A ideia da Nasa é permitir que futuras naves espaciais sejam capazes de se localizarem sozinhas caso se percam enquanto navegam na órbita baixa da Terra e voltem em segurança para casa.

Os telefones foram certificados como aptos a viagens espaciais pela empresa NanoRacks, companhia que presta serviços ao governo norte-americano em suas pesquisas relacionadas à ISS. Ainda assim os aparelhos serão constantemente nonitorados pela Nasa, que periodicamente irá avaliar como os aparelho enfrentarão os rigores das viagens espaciais, principalmente a alta radiação espacial.

Com informações: Mashable.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@gustavofavaro
ainda bem que eles estão sendo nonitorados #2
Guilherme macedo
Android 1X0 Apple :D
Tiago C. Araújo
Bem que poderiam encher uma aeronave inteirinha e jogar muitos iPhones no espaço, em rota de colisão com o sol huahuahuahuhauhauhauha.
@mos_axz
Se duvidar ela fez foi embolsar 1200 US$...
@leocadio
maneira mais economica? sério? com tanto propelente sólido e aço eles estão preocupados em gastar com equipamento? é brinks né?
Thiago Sabaia
LoL
@VictorWentz
Quanto será que o espaço passou para ter a apple nele?
Alexandre
Quanto sera que a apple pagou pra botarem o iphone no espaço?
Rodrigo
E pensar que a MIR se virava com um MSX para ficar em órbita...
@Cobalto
Nenhum outro celular jamais esteve? Você diz na ISS, né? Porque para o espaço, o robozinho verde já foi. E sem precisar de um shuttle pra isso. www.youtube.com/watch?v=x8XjIkdUQns