Twitter vai às compras novamente

Empresa anuncia aquisição da BackType.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 2 semanas

No carrinho de compras do Twitter, o serviço da vez é o BackType. A companhia anunciou recentemente que fechou acordo e iria comprar o serviço por uma quantidade de dinheiro não informada. O que o Twitter vai fazer com uma empresa que compila dados sobre uso das mídias sociais? Boa pergunta.

Minha aposta é que o Twitter quer entender e mensurar melhor como as tendências aparecem. Esse tipo de conhecimento é crucial para oferecer aquilo que os internautas querem. Entre as tecnologias da BackType, a principal consegue determinar como tem sido a aceitação de um tweet na timeline das pessoas. Isso na mão de uma agência de publicidade vale ouro. E algo me diz que o próprio Twitter quer ser essa agência.

Vendido!

O Twitter vai levar o pacote completo. Empresa, funcionários, tecnologias, ideias em desenvolvimento, tudo. Segundo a CNET, espera-se que o microblog faça bom uso do Storm, uma forma de analisar e mensurar as estatísticas do Twitter em tempo real. Em outras palavras, o microblog vai ganhar mais força nos analytics.

Assim que anunciou a compra o BackType, o Twitter avisou que está desligando as APIs do serviço. Novos usuários também não serão aceitos, mas quem atualmente usa a ferramenta BackTweets poderá continuar usando (sabe-se lá até quando; talvez até ficar obsoleta).

E é assim que o Twitter vai crescendo a olhos vistos. Comprando empresas desenvolvedoras de clientes para microblog, criando seu próprio serviço de envio de fotos (o upload de vídeos está a salvo por enquanto) e engolindo companhias de análises de dados. Queria saber quem paga essa conta.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados