O governo do Brasil anunciou hoje quais serão as primeiras fabricantes que vão poder produzir tablets no Brasil com taxas reduzidas. A fabricação de tablets no país já ocorre há bastante tempo, mas as empresas que escolheram essa opção pagam por isso, literalmente. Os encargos e tributos que são cobrados pelo governo encarecem o preço final do tablet porque até agora ele não era classificado como computador.

Com a medida provisória anunciada no ano passado e publicada há pouco tempo, ele entrou nessa categoria e já pode ter sua fabricação desonerada. Mas as empresas deveriam pedir para terem os impostos reduzidos e assim, poderem vender seus tablets a preços mais acessíveis. E hoje o governo liberou o nome das seis que primeiro fizeram o pedido.

São elas: Samsung, Positivo, Motorola, Envision, MTX e Aiox. A fabricação do tablet terá os impostos de PIS/Confis e IPS reduzidas, o que pode fazer com que o preço caia em até 40% em alguns casos, dependendo do percentual cobrado de ICMS, que varia de estado para estado. Resta saber se as empresas planejam abaixar já o preço dos seus tablets vendidos no Brasil ou se vão esperar para aplicar o novo preço apenas na nova leva de produtos.

Até lá eu considero prudente adiar a compra de um tablet, para evitar arrependimentos futuros.

Com informações: Agência Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@thiagomarzano
A previsão da Foxconn é de começar a produção de Ipads no Brasil até o fim de agosto, então acho que eles ainda tem tempo de serem aprovados
Guilherme Mac
Comentário triste esse
Guilherme Mac
O "P" depois virou "Permanente" hehe
Yan Mendonca
Ipad que é bom nada né? Só esses genéricos!!! Brasil = Decadencia
Ramon Melo
A Samsung bem que podia lançar o Galaxy Tab de 7" já com a redução de impostos. Os 1600 reais que ela está cobrando estão fora de cogitação.
Ramon Melo
Espero é que caprichem na bateria, isso sim. Isso está com cara de netbook sem teclado.
Ramon Melo
Tudo na política fiscal brasileira é contraditório. Lembra da Contribuição PROVISÓRIA sobre Movimentações Financeiras?
Gabriel
"São elas: Samsung, Positivo, Motorola, Envision, MTX e Aiox." Por enquanto, só a Samsung me anima.
Gabriel
Só esse site que poderia passar um pouco mais de credibilidade...
j2k
40% ??????????????? caramba!
@car_alves
É claro que vai haver reduçao de preços, é a mesma situaçao que aconteceu com os notebooks. Equiparaçao com preços de EUA nao vai ter, mais vai ficar sim muito mais barato.
Guilherme Mac
Achei interessante qdo vi na TV, principalmente pq vem tbm com MeeGo. Só é meio pesado. Espero q melhorem isso nos próximos modelos: http://braox.com/tablets/tablet-pc-25.html
Rodrigo Fante
Fabricar no Brasil tem um custo alto, a menos que tenha medidas de incentivo como essa a diferença de preço é imperceptível frente a produtos importados. Agora, se foram aprovadas agora, até faturar os tablets com imposto reduzido, vai 1,2 meses até chegar nas lojas.
@GuiHarrison
A minha virgindade foi grátis. Se além de tudo eu ainda ganhasse um iPad...
@GuiHarrison
E eu pensando que toda essa conversa de redução de impostos pra tablets começou com a visita da presidente à Foxconn...
Exibir mais comentários