Seu iPad, um caderno eletrônico

Wacom lança Bamboo Paper, app para tomar notas no tablet da Apple

Thássius Veloso
Por

Lembro como se fosse hoje. Ao falar do iPhone pela primeira vez, Steve Jobs disse que diversos aparelhos do tipo ainda dependiam de uma stylus em pleno ano de 2007. “Quem precisa de um stylus? Eca!”, complementou o executivo, afirmando que os dedos são o melhor dispositivo para apontar coisas. O mesmo valeria para o iPad, mas sempre tem alguém para discordar.

A Wacom, tradicional fabricante de dispositivos para fluxo de trabalho criativo, é uma delas. Com toda pompa possível, a empresa anunciou recentemente a disponibilidade de um aplicativo para iPad feito especialmente para ser usado com as stylus que a companhia vende.

Área de trabalho do aplicativo criado pela Wacom

O Bamboo Paper, da imagem acima, é uma beleza de software. Por meio de um design simplificado, a Wacom cumpre o objetivo de oferecer um verdadeiro caderno eletrônico para quem precisa tomar notas ao longo do dia. Inclusive, vários cadernos, visto que dá para organizar as páginas por assunto — um prato cheio para estudantes.

“Ter um caderno digital com o Bamboo Paper para o iPad fornece a experiência real da caneta e do papel, que permite aos usuários alcançar níveis maiores de criatividade e colaboração”, afirma Peter Kurstjens, diretor de Aplicações e Plataformas da Wacom.

Fica à cargo do usuário definir a cor da “tinta”, a espessura da mesma, além de escolher se a “folha de papel” (virtual) será totalmente em branca, pautada ou quadriculada. Pequenos detalhes que fazem com que o tablet se aproxime de um caderno tradicional. Anotações prontas, o Bamboo Paper permite enviar a imagem gerada a partir daquela “página” por email.

Embora a experiência de usar o Bamboo Paper tenha sido planejada tendo a stylus em vista, também dá para usar o app apenas com os dedos. Talvez não seja a mesma coisa, mas está valendo.

Bamboo Paper tem preço fixado de US$ 1,99 na App Store. A boa notícia é que você pode baixa-lo de graça até 30 de junho, então corre!

Atualização — 30.06.2011 às 13h | Por meio de sua assessoria de imprensa, a Wacom nos informou que a canetinha stylus indicada para uso com o iPad chega ao mercado brasileiro em meados de julho pelo preço sugerido de R$ 99 nas lojas de varejo (como a FNAC).

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados