Tão importante quanto fazer com que seus carros que dirigem sozinhos possam reconhecer obstáculos, pedestres e sinalizações que estão espalhados pelas ruas que existem por aí, o Google recentemente obteve uma grande conquista para fazer com que suas criações possam rodar livremente pelo tráfego.

As autoridades do estado de Nevada, nos EUA, aprovaram no último dia 16 uma lei que permite que os carros sem motoristas possam circular por vias públicas. Ainda parte dos testes para fazer com que os carros inteligentes – literalmente – conquistem as ruas, os veículos poderão andar apenas em áreas pré-determinadas pelas autoridades de trânsito. De acordo com Ryan Calo, diretor do centro de internet e sociedade da universidade de Standford, esta é a primeira legislação a reconhecer e permitir o uso da tecnologia.

Em testes pelas mãos do Google desde 2010, os driverless cars usam o Google Street View, sistemas de inteligência artificial, radares e sensores de LIDAR (tecnologia ótica que permite uso de ondas de luz para determinar informações sobre o ambiente) para se guiarem pelas ruas. Eles já andaram – com um motorista-passageiro de prontidão para eventualidades – 1600 km pelas estradas do estado da Califórnia “sem qualquer intervenção humana” e outros 230 mil quilômetros “com interferências mínimas”.

Aos que duvidam, confiram o vídeo da apresentação da tecnologia feita do TED 2011 (disponível apenas em inglês)


(Vídeo do YouTube)

Com informações: Business Insider, Inhabitat

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
João Brunelli Moreno

João Brunelli Moreno

Ex-redator

Formado em comunicação e jornalismo pela Universidade Metodista de Piracicaba, João Brunelli Moreno é redator, blogueiro, roteirista e produtor de conteúdo. Venceu mais de 100 prêmios de publicidade, incluindo o 40° Profissionais do Ano realizado em 2018. Foi autor no Tecnoblog entre 2009 e 2012 cobrindo assuntos relacionados a gadgets, computadores, Apple, Google, Microsoft, entre outros.

Canal Exclusivo

Relacionados