Início » Arquivos » Celular » iOS 5 pode impedir downgrade de firmware

iOS 5 pode impedir downgrade de firmware

Rotina poderá também impedir o Jailbreak sem fio no iPhone.

Avatar Por

Desenvolvedores vêm testando o iOS 5 Beta desde a sexta-feira (24). A Apple liberou o software no meio de um feriadão, provavelmente para que os geeks forever alone tivesse algo para fazer. E, conforme os dias se sucedem, começam a aparecer novas implementações da empresa da maçã para o iOS. A mais recente descoberta mostra que não será possível realizar drowngrade para uma versão anterior do firmware.

Existe toda uma explicação técnica para essa mudança, que você pode ler no Ars Technica. Resumindo: a rotina “APTicket” pode ser necessária para autenticar o aparelho durante o boot. Como só a Apple tem a chave de criptografia do dispositivo, acabaria aquela história de instalar uma versão anterior do iOS. Ou seja, uma vez no iOS 5, o usuário teria que ficar com essa versão do sistema (e posteriores atualizações) para sempre.

Mas quem desejaria colocar um iOS antigo no iPhone, iPad ou iPod Touch? Eu quis. Meu iPod Touch é um idoso, de segunda geração. Nas recentes atualizações de firmware, antes da Apple desistir de lançar versões do iOS para o meu player de música, reparei que o desempenho do aparelho caiu. Usando o iTunes e um arquivo original do firmware, eu poderia facilmente realizar o drowngrade, processo que não é possível no iOS 5 Beta.

Restrições possivelmente têm a ver com iCloud e o envio de atualizações sem fio (OTA)

Essa modificação no “APTicket” também pode afetar usuários que fazem o Jailbreak sem fio. O procedimento pode ser bloqueado, assim como o downgrade. O Jailbreak cabeado continuará valendo, de acordo com os responsáveis pelo Dev-Team, grupo que cria soluções para burlar a segurança do iOS.

O Ars Technica destaca com razão que essa restrição se aplica ao Beta mais recente do iOS, mas não há garantias de que a Apple vá adotá-la na versão final do iOS 5.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@MasterWebInter
O problema não é se o usuário é root ou não o problema é na B.I.O.S., não existe sistema imune a isso. PS: Ignorem o Internet Explorer, Notebook recem formatado com internet a manivela.
C. Emanuel Laguna Jr
Já vi tonelada bruta por segundo no lugar de terabit por segundo em outro post. :-P
Thiago Sabaia
LoL
Caio Furtado
Ah isso é só por enquanto, até parece que isso vai ficar permanente.
@felipevielmo
Amigo, se tu comprar um celular da apple tá implicito que é um celular for "dummies" não sabe mexer não mexe e ele vai funcionar perfeitamente sem muito problema, mas ai se tu quer a sua """"""""""liberdade""""""""" também da margem pra outros perigos que um nonjailbreaked não teria. questão de opção, a apple não quer que o jailbreak se banalize também pra proteger sua base de usuarios que são dummies. questão mercadológica.
@nicholaspufal
Vocês falam com um rancor da Apple, como se as outras fossem santas nisso. Muita gente fala mal, enche a boca para falar que o iPhone é fechado, que a Apple é fechada. Pois vejam o que acontece com quem tem acesso root em um iPhone (leia-se Jailbreak). Assim como abre uma série de funcionalidades bacanas para gente "do bem" criar apps mais robustos, também abre um leque para gente "má" que quer se infiltrar no sistema. Vale lembrar que aquele "vírus" (muito mais um troll - onde ele colocava a imagem na lock screen do iPhone 3G) que teve no passado, afetou apenas quem tinha Jailbreak. Tudo isso por que uma vez que o sistema tá destravado, se algo entrar, a probabilidade de uma catástrofe também aumenta proporcionalmente. Foi apenas uma demonstração, mas pelo acesso que se tinha, o estrago poderia ser infinitamente maior. Lógico que tem marketing envolvido, e eles querem é vender, mas tudo tem seu outro lado. E santo por santo, nenhuma empresa é. Tem aparelhos que rodam Android, com um acabamento de plástico e uma arquitetura (do aparelho) porcona, que custam quase o mesmo que um iPhone, sendo que o custo de produção é visivelmente inferior.
Tiago C. Araújo
Vamos ver se a APPLE vai precaver os usuários disso ou se vai deixar todos realizarem a atualização, para que os aparelhos antigos fiquem imprestáveis, obrigando a todos comprar um novo ipHone.
Alexandre
A apple eh assim mesma, poe uma monte de coisas legais no update e tira um pouco mais da liberdade do usuario..
Matheus Bonela
"Drowngrade", Thas? :P
@brunogdb
Nada é provável. Fizeram um suspense sobre o unlock do iPhone 3GS e hoje temos um unlock. Isso é até acharem uma falha no iOS que mude tudo, que não vai demorar muito.