Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Rumor do dia: Windows 8 será lançado em abril de 2012

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Até o momento, a melhor data que temos para o possível lançamento do Windows 8 é no fim de 2012 — quem disse isso foi Dan’l Lewin, vice-presidente corporativo da empresa de Redmond. Uma fonte da Mary Jo Foley discorda do executivo e afirma: teremos o RTM do Windows 8* bem antes, em abril de 2012.

De acordo com a jornalista, que cobre tecnologia há décadas, a fonte é confiável. Diz o informante que a Microsoft planeja liberar uma build Beta do sucessor do Windows 7 em meados de setembro, bem a tempo da Build (conferência organizada pela MS que tomou o lugar da PDC). Portanto, nada de preview ou coisa do tipo.

Windows 8 | Conheça a nova tela inicial do sistema
Vídeo | Veja a nova interface do Windows 8 em funcionamento

Seguindo o cronograma, a Microsoft estaria disposta a liberar um Release Candidate (RC) do Windows 8 já em janeiro de 2012 — ou no início do ano, já que precisar uma data é algo bem complicado quando estamos falando de algo tão complexo como o desenvolvimento de um sistema operacional.

Resolvidos os últimos bugs (e decididos quais serão consertados depois via Windows Update), o Windows 8 RTM estaria pronto para ser distribuído junto aos fabricantes parceiros da Microsoft em abril de 2012. Inclusive, há expectativas de que o sistema seja liberado simultaneamente nas arquiteturas x86 e ARM, além da versão Windows 8 Server.

Windows 8: com interface pensada para dispositivos touchscreen

Caso o cronograma obtido por Mary Jo esteja corretado, significa que a Microsoft tem 10 meses para concluir o desenvolvimento do Windows 8 e já comece a enviar cópias do sistema para os fabricantes de computador. Parece-me bastante apertado! Comparando com a previsão anterior, de lançar o Win8 no fim de 2012, haveria ainda ano e meio para encerrar o ciclo de produção do sistema.

*Lembrando que é altamente improvável que o sucessor do Windows 7 tenha realmente o nome “Windows 8”.