Início » Arquivos » Internet » Do Google Docs para o Box.net sem escalas

Do Google Docs para o Box.net sem escalas

Avatar Por

O Google Docs ainda hoje é possivelmente o melhor serviço de edição de documentos com colaboração em tempo real já inventado. O Google está de parabéns quanto a isso. O serviço é tão bom que, desde essa quarta-feira, está integrado ao Box (antigamente conhecido como Box.net). Mais uma vez a interoperabilidade dá as caras na grande rede, para alegria nossa.

Box.net lista arquivos do Google Docs

Ao acessar o painel de controle do Box, os clientes — até há planos gratuitos, mas a grande verdade é que o serviço serve mesmo empresas — terão à sua disposição uma de ferramentas com a opção de criar documentos do Google Docs. Texto ou planilha, o usuário escolhe.

O Box abre uma nova janela com a edição do documento, que pode ser feita por várias pessoas simultaneamente — veja no vídeo abaixo. Cada um mexe onde quer, faz seus ajustes e sai da janela. Ao voltar para o painel de controle, lá está o arquivo, com direito à adição de comentários na própria plataforma do Box, bem como compartilhamento com os demais funcionários.

Basicamente, a equipe do Box pegou um web app que já existe e o adicionou ao seu pacote de serviços. Mais do que um link para criar documentos no serviço do Google, ambos estão integrados de forma única.

“Nós acreditamos que a combinação da edição colaborativa do Google Docs com o gerenciamento de conteúdo do Box vai transformar o modo como as pessoas trabalham”, escreveu o CEO do Box.net, Aaron Levie. Com o Box sendo usado em sete de cada dez das maiores empresas americanas, é provável que ele esteja certo.

Queria ver esse tipo de integração em mais plataformas. Por exemplo, no iCloud. Seria bacana ter os arquivos salvos na nuvem da Apple, mas poder editá-los no Google Docs (o que, inclusive, eliminaria a necessidade de instalar o iWork ou o Office no Mac). Vamos sonhando, vamos…

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@ryuzakixd
Concordo. O Docs é ótimo como editor colaborativo, mas como editor final, deixa a desejar. Quem precisa editar artigos em formatações mais chatas como IEEE, ou mesmo padrões mais simples, mas que exijam espaçamentos exatos, etc já se veem impossibilitados no docs. A exceção fica por conta das apresentações dele. A praticidade de colar um link e ele colocar a imagem automaticamente não tem preço. O único porém das apresentações é na hora de exportar, já que ele não salva os efeitos de forma satisfatória. Aliás, esses são um pouco limitados. Pouco a pouco a Google tá trabalhando em usabilidade. Só por poder visualizar o layout por páginas já foi um avanço e tanto. Apesar de não funcionar 100%.
@marcosoliveira
Na boa... Sou só eu que acho que o Google Docs ainda precisa de MUITO pra se tornar útil de verdade. Já usei a suíte pra digitar documentos na faculdade e acessar em casa, e vice-versa. Mas pro documento ficar apresentável e útil, é sempre necessário baixá-lo e arrematar no MS-Office ou no Libre. Será que o Google ainda pensa em arrebanhar os usuários do LibreOffice (Eu vivo sem o MS de boa!) ou só querem deixar a gente "brincar" de editar documentos e planilhas colaborativamente???
@xrenan
Interessante... Me questiono se essa integração é vantajosa à Google...
Rodrigo Fante
Malditas empresas capitalistas que só pensam no dinheiro!
Felipe Autran
"o que, inclusive, eliminaria a necessidade de instalar o iWork ou o Office no Mac" A Apple não tem o menor compromisso com o consumidor, só com o bolso dele. Essa frase já explica porque isso nunca vai rolar no iCloud.
Down Fire Livre
Será que pode acontecer outras parcerias do Google Docs e outras empresas??
@caiofbpa
Esse tipo de funcionalidade não é novidade, a Google disponibiliza uma API para fazer isso. O Alfresco (espécie de Gerenciador Eletrônico de Documentos OpenSource) já possui esse tipo de integração faz pelo menos um ano. Mas mesmo assim, parabéns à Box!