Início » Arquivos » Internet » SkyDrive: interface nova e upload de arquivos com até 100 MB

SkyDrive: interface nova e upload de arquivos com até 100 MB

Serviço de backup de documentos fica parecido com Windows Explorer.

Por

O SkyDrive — também conhecido como “o Dropbox da Microsoft” — está de cara nova. Nessa segunda-feira, a Microsoft revelou o novo design do serviço, que passou por uma leve recauchutagem para oferecer uma navegação aprimorada para os usuários. Mas as novidades não param por aí.

Muitas pastas, como se fosse no Windows Explorer (imagem: divulgação)

De acordo com a MS, o HTML5 foi amplamente implementado na mais recente iteração do SkyDrive. CSS3, tag <vídeo> e a renderização client-side são alguns dos aspectos do serviço que a empresa fez questão de ressaltar. Sem falar que ele está rápido: a promessa é de que clicar em pastas e navegar em fotos leve algo entre 100 e 300 milissegundos, contra os 6 a 9 segundos antes da mudança.

A mudança que mais me agrada, no breve teste que fiz com o SkyDrive, é a navegação por pastas e arquivos. Agora ela está mais parecida com a do Windows, o que faz o usuário se sentir em casa — se ele usa o sistema operacional da Microsoft, é claro. Isso foi de propósito, visto que 1 bilhão de pessoas nesse planeta sabem navegar em pastas e arquivos por causa do Windows Explorer. Ao que parece, a Microsoft tenta expandir essa experiência para a internet.

Ver fotos ficou mais agradável com o novo SkyDrive. A equipe de internet da Microsoft adicionou a visualização de pastas com imagens no formato de grade. Significa que cada foto terá sua proporção preservada, e o SkyDrive automaticamente vai colocar uma foto ao lado da outra, enquanto houver espaço na tela.

SkyDrive: ver fotos com layout em forma de grade

Reza a lenda que o lançamento tem a ver com o Windows Phone 7 “Mango”, atualização da plataforma móvel da Microsoft que será liberada para testes nessa semana. O WP7 Mango terá maior integração com o SkyDrive; daí vêm as mudanças, todas muito bem-vindas.

O SkyDrive continua oferecendo 25 GB de espaço para o usuário fazer o que bem quiser. O tamanho dos arquivos subiu (ou melhor: dobrou) para 100 MB (na Dropbox são 300 MB). A comunidade mui humildemente vos agradece, Steve Ballmer.

Especialmente para o Internet Explorer 9, a MS ainda implementou funções específicas de Site Fixado no SkyDrive. Depois de arrastar o ícone do site para a barra de tarefas, o usuário poderá acessar pastas de arquivos e criar documentos do Office Web com apenas dois cliques.