A eterna luta da Canonical em manter o Ubuntu dentro de uma uma única ISO de CD acaba de fazer mais uma baixa: o Tomboy, excelente programa do GNOME para tomar notas e afixá-las na área de trabalho, está fora da distro até segunda ordem.

O anúncio veio da lista de desenvolvimento do Ubuntu, e se baseia em um motivo simples: o Tomboy ainda usa bibliotecas referentes ao GNOME 2, sem equivalentes no GNOME 3. Assim, para manter o Tomboy seria necessário também manter vários pacotes diferentes, como o libgnome, libgnomeui, libbonobo, libbonoboui e o libgnomecanvas. Bibliotecas já ultrapassadas e sem muita utilidade.

Adeus Tomboy. Você sempre viverá em nossos corações

E, como a Canonical insiste em manter a instalação padrão do Ubuntu no tamanho médio de 700MB (conforme já comentamos aqui), era mais interessante remover o Tomboy e esses pacotes extras para dar espaço a outros programas. Não é o primeiro aplicativo clássico que sofre baixas, e dificilmente será o último.

Obviamente, o usuário poderá baixar e instalar o Tomboy manualmente se quiser, depois que o Ubuntu já estiver instalado. Da mesma forma, se os desenvolvedores do Tomboy soltarem uma atualização compatível com as bibliotecas do GNOME 3, o aplicativo muito provavelmente volta para a instalação padrão do Ubuntu. Mas, no momento, a instalação manual parece ser a solução mais provável.

O Tomboy é um programa que cria “post-its” na área de trabalho, e que você pode usar para tomar notas, escrever lembretes, e muito mais. Além da versão para Linux, o Tomboy também está disponível para Windows e OS X da Apple, e pode ser baixado no site do projeto.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Andre Guia Comercial
Na verdade o Tomboy não é por-t, acho que o editor não usa este programa, no tomboy você tem uma lista de notas onde pode ser e catalogos de notas onde você abre a nota que vc quer e tem tambem uma ferramenta de busca muito boa onde vc digita uma palavra ela vai buscando tanto no titulo da nota quanto no corpo da nota. todas as minha anotações estão la. Eu não fico sem o Tomboy e sugiro que experimentem inclusive para "ruindows".
Vinnicius
Tomboy, amigo... Mesmo longe eu sempre vou te encontrar no Synaptic e no Software-center. Não te troco por nenhum, seu lindo! *Nerd
Vinnicius
Concordo com o que dizem amigos, mas eu acho que um "penzinho" com o Live S.O seria uma excelente ideia também. Acho eu.
Yangm
Quem está devorando sua memória ram é esse internet explorer!
@brunogdb
Se usa Windows, nada que o Evernote te salve.
@brunogdb
Nem precisa. Existe apt-get pra isso.
JoseRenan
este tbm é outro pragrama que nem uso, podiam até tirar aqueles joguinhos..
Nash
Po, nunca entendi essa fixação maluca da Canonical com fazer a ISO caber num CD. Põe essa merda num DVD e para de capar o sistema!
Guilherme Mac
Central de Programas já faz o trabalho muito bem =)
@mos_axz
Eu baixo seriados em Rmvb porque a minha internet não deixa. Eu raramente uso o ubuntu, se ele pesasse 1gb eu nem o teria na minha maquina. E eu não vejo problema em um app desse ser instalado a parte.
Guilherme Mac
Se alguém tiver um inglês decente, dá pra dar essa boa sugestão aqui :) http://brainstorm.ubuntu.com
JoseRenan
http://www.omgubuntu.co.uk/2011/06/synaptic-package-manager-dropped-from-ubuntu-11-10/
JoseRenan
Não sei porque não fazem isso.. Podiam fazer que nem o Debian, dividir ele em "pedaços", ai quem tivesse net mais lenta poderia baixar o primeiro cd instalar e usar tranquilo..
Guilherme Mac
Único problema é aparecer o nome "Rainlendar" na barra superior constantemente, mas nada q atrapalhe. De reposto tudo funciona bem.
Eduardo
O Rainlendar ainda tem problemas de compatibilidade com o Unity no Ubuntu 11.04?
Exibir mais comentários