Início » Arquivos » Computador » Wikipedia está doando servidores velhos

Wikipedia está doando servidores velhos

Avatar Por

Por servir milhões de páginas todos os dias para milhões de usuários da internet ao redor do mundo, os servidores da Wikipédia têm que ser parrudos. Eles precisam de um server farm para aguentar todos os acessos. Mas como o crescimento não para de acontecer ano após ano, o site precisou migrar recentemente, trocando servidores antigos por novos. E como boa organização sem fins lucrativos que a Wikimedia Foundation é, eles resolveram doá-los.

Esse é um dos servidores, batizado por eles de sdtpa.

As configurações não são exatamente ponta de linha, já que esses servidores têm pouco mais de 3 anos agora. Mas o que importa é que eles estão em boas condições e funcionam, mesmo já tendo a garantia expirada. A maioria deles têm um processador de 2,5 GHz dual core, entre 3 e 32 GB de memória RAM e HDs com capacidade de armazenamento variando entre 80 e 320 GB.

Para ser elegível para receber um dos servidores da Wikipédia você precisa ser morador dos EUA, representar uma organização sem fins lucrativos e enviar um e-mail para [email protected] explicando os detalhes dela, como a sua missão e objetivos. Se o pedido for aprovado, eles mandam o servidor e nem cobram o frete.

De acordo com um aviso de Rob Halsell, gerente de operações da Wikimedia Foundation e que está gerenciando as doações, já foram feitas 36 requisições até agora, mas ainda restam alguns servidores.

Com informações: CrunchGear. Foto da Wikimedia Foundation usada sob licença CC.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Bemfica
Pena que já encerraram os pedidos... Tava mandando um e-mail pro pessoal do Mageia, sugerindo que eles pedissem um :/
Turdin
Eu queria =/
Guilherme Carlos
Droga, e eu já ficando feliz aqui...
7megas
lol kkkkkkkkkk
Yangm
Vou falar pro meu professor que fundou o Fundo de Ajuda ao Professor Carente ir lá morar na terra do Obama, pra ele não pedir mais contribuição da gente :P
Alexandre
Bem que eu queria ser elegivel pra "ganhar" um desses servidores :)
Marcelo Carvalho
Eu também! auehaueaueuaeh
@mac_ti
NA hora que eu li o título da notícia eu ja tive a idéia de falar com meu orientador da faculdade pra pedir um.... quando li "Somente para EUA" broxei.
Gb
Infelizmente isso é verdade, enquanto usamos placa em modo SLI ou Crossfire com monitores 3d para realizar pesquisas, para 'eles' é trivial jogar com um equipamento desses...
marcoscs
em várias universidades brasileiras esses servidores seriam uma mão na roda...
Wolner
Uma boa, seria doar esses servidores para as distribuições Linux que ainda não tem servidores próprios.. Ajudaria ainda mais na comunidade Linux....
@cristianotonel
Opa, tamo ae!!
@brunogdb
Quando li o título, achei logo que ia receber um servidor em casa D:.
Thiago Sabaia
Eu quero um....