Início » Arquivos » Celular » iPad chega à cabine de comando da aeronave

iPad chega à cabine de comando da aeronave

American Airlines testa colocar planos de voo no tablet da Apple.

Avatar Por

“Senhores passageiros, por favor, afivelem seus cintos, coloquem a poltrona na posição vertical e desliguem os aparelhos eletrônicos”. Menos o iPad do piloto da aeronave. A American Airlines deu início a um projeto piloto que pretende introduzir o tablet da Apple na cabine de comando do avião. Só não pense que o controle da aeronave será feito com o iPad; ainda estamos longe desse nível de sofisticação.

Capitão David Clark, piloto da AA, visualiza plano de voo no iPad

Na verdade, a American Airlines quer substituir todo o material de papel utilizado durante o voo pelo iPad. Meio ambiente, ecologia, sustentabilidade… Os tradicionais suspeitos para esse tipo de ação. Reza a lenda que no total são mais de 15 quilos de papel utilizados durante apenas um voo. Imagine trocar isso por um equipamento que pesa somente 600g.

Essa não é a primeira vez que uma companhia aérea americana considera substituir a papelada com informações de navegação pelo iPad. Em maio, a Alaska Airlines também iniciou testes junto a pilotos com o tablet da maçã. Como essa empresa é mais humilde, adotaram um app chamado GoodReader e digitalizaram a documentação — como se fosse em PDF, por assim dizer.

“Os iPads permitem que os pilotos baixem atualizações, em vez de ficar esperando por revisões de papel nos documentos que precisam depois ser impressos e distribuídos”, comenta Hank Putek, líder do comitê de segurança do coletivo de funcionários da AA. De acordo com ele, o aplicativo desenvolvido especificamente para o tablet traz todas as informações sobre a rota do voo.

O iPad está em uso desde ontem nos voos da AA que partem de Los Angeles rumo a Tóquio, no Japão, e a Shanghai, na China. Para testá-lo, a American Airlines precisou de uma autorização especial do órgão federal de administração aérea dos Estados Unidos (FAA, na sigla em inglês). Originalmente, o iPad é considerado um aparelho “classe 1”, que deve ser desligado durante as decolagens e os pousos. Somente os pilotos poderão utilizá-lo durante todo o tempo em que estiverem na aeronave.

E já que o motivo alegado para a adoção do tablet é a diminuição de papel, fique sabendo que a American Airlines não é uma boa samaritana. Ao trocar 15 quilos por 600g, a empresa diminui o peso da aeronave. No fim do ano, vem uma economia de 1 milhão de dólares na conta de combustível.

Com informações: Apple Insider.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Mariane
Já não foi comprovado que aparelhos eletronicos como notebook e tablets podem derrubar o avião? Não vejo porque o piloto pode utilizar e não os passageiros...
Gus Fune
Como a maioria dos problemas que ocorrem no mundo, tem sempre a falha do erro humano. Nesse caso: e se esquecerem de carregar a bateria do iPad? Ou se der alguma falha no equipamento e ele simplesmente não carregar? O piloto faz o que? Pouso de emergência? Ou não decola se já tiver decolado? Tem que pensar no lado de que, papel, por mais que seja mais caro, pesado e antiquado, não corre nenhum desses riscos. Ah sim, tem o risco de o piloto derramar café nas folhas, ou elas voarem com uma janela aberta, mas isso não acontece dentro de aeronaves...
Gus Fune
Não sei se eles podem jogar Angry Birds, mas que a American tem Angry Attendants, tem sim, hahaha.
rafaelverolla
Só mané não percebe que eletronicos são mais danosos ao ambiente do que papel.
Marco Mugnatto
Eu trocaria pelo Kindle. É mais seguro pois tem muito maior autonomia da bateria.
Diego
Desde que o piloto não se distraia jogando Angry Birds, está tudo certo!
Thássius Veloso
Yuri, obrigado pelo seu extenso comentário. Curti!
yuri
Na verdade, essa medida é muito boa do ponto de vista: Econômico - menos gastos da empresa = vôos mais baratos Ecológico - menos peso no avião = menos gasto de combustível Eficiência - o uso de computadores torna mais eficiente todos os setores no qual é utilizado Rapidez - vai ficar muito mais rápido atualizar e enviar os documentos dos relacionados a cada vôo e avião. Por mim, não existiria mais papel, e só usaríamos meios digitais de registro de informações...Será que ainda viveremos para ver um mundo assim? E, até onde sei, o risco de interferência de aparelhos celulares, redes wifi etc. nos aviões não é tão grande assim, visto que utilizam frequencias diferentes, vide o fato de que em vários vôos da AA já é possível usar internet a bordo...E mesmo que seja, basta um simples "modo avião". Vamos torcer para que o teste seja bem sucedido!!!
silvio
Agora pelo menos alguns pilotos não vão poder mais arrancar paginas dos manuais de voo.
@xrenan
Eles pegam os papeis de backup, com apenas 7,5kg e fonte Arial 4... ou vcs acham que o papel pode ser TOTALMENTE substituido?
Jairo
Bela propaganda...
Emmanuel Fotógrafo
Eles devem levar aquele carregador veicular xing ling...
Alexandre
juro que escrevi "boa" ideia... swype as vezes da uma atrapalhadinha :) PS: To aqui pra ajudar viu moderator? :)
@AntonioVeras
Eles têm um Xoom de backup.
Rardgi
Tem certeza que é só pelo iPad? http://www.euandroid.com.br/noticia/2011/06/senhores-passageiros-apreciem-o-voo-com-seu-samsung-galaxy-tab-10-1/ :P Acho que os passageiros da AA se deram melhor :P Rá!
Exibir mais comentários