Alguns bancos brasileiros já oferecem o serviço de alerta por SMS para quando ocorrem transações como saque ou débito no cartão. Mas esse tipo de serviço ainda é bastante restrito em um ponto: o envio de mensagens ainda custa, tanto para o banco quanto para os correntistas. Então que tal ser avisado de um jeito que não custe nada para o correntista e quase nada para o banco? Já pensou em receber alertas pelas redes sociais?

É isso em que estão trabalhando uma empresa chamada Fóton Informática, que apresentou a solução hoje durante um evento voltado para instituições financeiras em São Paulo. Segundo Mário Malagutti, presidente da Fóton, a empresa já está testando com seus funcionários um sistema que avisa de novas transações por mensagens de bate-papo no Facebook ou DMs via Twitter.


(Clique aqui para entender a imagem)

Para ser avisado das transações, obviamente, o correntista precisaria seguir o perfil do banco no Twitter ou ser amigo dele no Facebook, para receber tanto as DMs quanto o aviso de chat. Nesse ponto a sirene de segurança na minha cabeça começou a apitar. Como nos dois métodos fica registrado um histórico do que foi enviado, o que fazer caso a base de dados de um dos serviços seja quebrada? Ou se alguém conseguir a senha do perfil responsável por enviar os alertas?

Por um lado, soa bastante útil ter um serviço que me avisa por DM ou mensagem no Facebook quando uma nova transação é realizada. Por outro, sempre há o receio de que por mais seguro que esse tipo de serviço seja, ele não vai ser seguro o bastante. Mas Malagutti garante que eles serão seguros e que até o final do ano 3 bancos já estarão testando o sistema. Veremos, né?

Com informações: InformationWeek. Dica do leitor César Augusto (@lacritique) via Twitter. Valeu, César!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Turdin
Como vão rastrear? As notificações são por DM, só se eles invadirem sua conta...
Thiago Sabaia
Essa que o Rafa fez um doação de 500 Dilmas eu não vou esquecer nunca...
Gabriel Bemfica
Prático, mas um perigo. Afinal, a lista de pessoas que você segue no Twitter/é amigo no Facebook é pública, se souberem que você é cliente, por exemplo, dos serviços prime (tipo Van Gogh, do Santander, ou Personalitè, do Itaú) de um banco, já é uma informação bem útil para bandidos. Além disso, e se algum funcionário mal-intencionado tiver acesso às senhas da conta que manda os avisos? E por aí vai. Avisos por SMS são mais seguros, e não perdem tanto em praticidade contra esse novo serviço.
Gabriel Bemfica
"Empresa de empréstimos que botou seu nome no SERASA curtiu isso"
Tio Z
Para isso notificação via SMS ainda seria mais seguro (como é utilizado hoje em dia).
cleovane selbach
Digamos que o objetivo é disponibilizar um serviço tão eficiente e seguro quanto o aviso por SMS. O que será muito fácil, considerando o SMS não possui eficiência e segurança nenhuma. O legal é que esse novo serviço oferece um novo leque de oportunidades para estelionatários de plantão. Aliás, bancos e estelionatários poderão compartilhar carteiras de clientes, literalmente.
Gabriel Melchior
Sei não viu, mas já não bastam as informações que trocamos em emails e mensagens, confiar esse tipo de dado em mecanismos como esses. Os próprios bancos estão sujeitos a falhas ( Itau recentemente ), quem me garante que em algum ponto meus dados não seriam interceptados? A idéia do dinheiro debaixo do colchão é a mais segura ao meu ver atualmente.. :)
@Tito_Reis
A bandidagem agora vai pedir também a senha da rede social e seguir clientes de bancos "primes".
Emmanuel Fotógrafo
Facebook: "Seu salário acaba de ser depositado." Amigo 1: "Aeee fulano, bora pra esbórnia hoje!" Esposa: "Amor, tô precisando fazer o cabelo de novo..." Amigo 2: "Ae, me paga aquela grana que vc tá me devendo!"
Carlos
Exatamente, eu recebia por SMS mas desativei porque não aguentava mais a cortação de onda de receber meu saldo no meio de um sábado à noite depois de pagar um bar ou balada kkkkk
@Vinicius_Tass
e util se seu cartao for clonado!! vc pode bloquea-lo no momento q for executada uma operação indesejada neh?!
Breno Caldeira
No thanks! Não quero ficar recebendo notícia ruim no meu momento de distração :D
EDI LOPES
nao precisa disso. isso eh frescura de gente besta que nao fica sem estar conectado. Eu sou avisado das transações feitas na minha conta, no serviço de conta poupança eu nao pago nada, só na conta corrente, mas o valor eh muito baixo. Meu cartao uma vez foi clonado e o aviso chegou na hora do acontecido, isso me ajudou muito .
@Pedro_tkau
Já estou contente com os avisos por SMS. Acho desnecessário tanta coisa e pra mim tudo que está na internet é acessível por todos, talvez seja mais difícil algumas coisas mas todas são. A Sony bem sabe disso.
Gabriel Justo
"Quem mandou deixar o cartão na mão do Rafael?" HAHAHAHHAHAHAHAHAH
Exibir mais comentários