Início / Arquivos / Aplicativos e Software /

Chrome pode se tornar o navegador padrão do Ubuntu

Paulo Graveheart

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Disponível há menos de três anos, o navegador Chrome rapidamente conquistou uma grande fatia do mercado, reconhecido como um navegador rápido, estável e simples de usar. E é exatamente isso o que pensa o fundador da Canonical, Mark Shuttleworth, que considerou seriamente a possibilidade de colocar o navegador como padrão já no Ubuntu 11.10. Isso não aconteceu, mas pode ser diferente em futuras versões do sistema.

Em entrevista para o site Network World, Mark fala, entre outras coisas, sobre sua preferência pelo Chrome e quais os motivos que o levam a querer o navegador como padrão no Ubuntu. Segundo ele, todo o trabalho que o Google vem fazendo com o Chrome OS (que é baseado no Linux) gera um imenso impacto positivo na performance do navegador quando executado no Linux.

Ou seja, com a troca o Ubuntu teria um navegador bem mais rápido, e provavelmente mais adaptado ao visual minimalista do Unity. E, é claro, quem ainda prefere o Firefox pode simplesmente baixá-lo usando o apt.

Mas calma, que isso ainda pode demorar para acontecer. O plano original era fazer a troca no Ubuntu 11.10, mas por diversos motivos isso não foi possível. Como a versão 12.04 do Ubuntu será LTS (Long Term Support – uma versão “especial” do Ubuntu, onde tanto empresas quanto usuários comuns tem um tempo maior de suporte e atualizações por parte da Canonical), é bem provável que poucas mudanças drásticas aconteçam ao sistema.

Ou seja, provavelmente só veremos o Chrome sendo usado como navegador padrão do Ubuntu em outubro de 2012, quando a versão 12.10 for lançada. Mas quem sabe com alguma sorte isso não acaba acontecendo antes? 🙂