Apple vai pagar Nokia para encerrar processo

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 1 semana

Sempre que um imbróglio judicial de duas empresas se encerra, das duas uma: ou elas fazem um acordo amigável e ninguém paga nada para ninguém ou uma delas acaba pagando. E no processo que a Nokia iniciou contra a Apple em meados de 2009, quem acabou responsável por pagar a conta foi a Apple. Em um anúncio conjunto, as duas empresas disseram que chegaram a um acordo e o processo será arquivado.

Steve Jobs

Para que o acordo acontecesse, a Apple teve que concordar em fazer um pagamento único de uma quantia não-especificada de dinheiro e também pagar por royalties ao longo dos anos pelo uso de tecnologias da Nokia nos seus produtos. O que isso significa é simples: sempre que você comprar um iPhone (e provavelmente iPod Touch e iPad também), parte da grana que você pagou vai ir direto para os bolsos da Nokia.

Isso pode ser um certo alívio para a Nokia, que vai precisar de ajuda para se sustentar financeiramente nos próximos anos de transição do Symbian para o Windows Phone 7. E apesar do valor não ter sido revelado, não foi pouco. Vai ser o suficiente para a Nokia não passar por nenhum aperto no segundo semestre do ano, de acordo com uma declaração da fabricante finlandesa de celulares.

Resta saber se no preço do iPhone também tem espaço para incluir alguns possíveis royalties para a Samsung, já que o processo entre a Apple e a fabricante coreana ainda está rolando e não vemos indícios de acordo tão cedo.

Com informações: ArsTechnica.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados