A Apple trabalha em uma arma secreta para pegar ladrões que por ventura subtraiam seus equipamentos. Não que Steve Jobs e sua trupe estejam planejando ir atrás dos gatunos, mas pelo menos terão uma ferramenta que promete facilitar a vida dos usuários. E ela é baseada em um aplicativo até que simples: Safari, o navegador nativo do Mac.

Na versão de testes do OS X Lion que vem circulando entre os desenvolvedores desde a WWDC 2011, descobriu-se um modo de inicialização do sistema que carrega apenas e somente o Safari. Nada além disso.

Ao abrir a tela de login, o usuário poderá definir que quer o Mac reinicializando com o Safari, mais ou menos no mesmo esquema do Chrome OS. Inclusive, parece que o Safari estaria programado para rodar a partir de uma partição de recuperação do sistema, e não da partição primária do Lion.

O pulo do gato fica por conta da integração do Safari com o Find My Mac, um novo recurso de localização geográfica com o qual os usuários do Lion vão contar. Depois de configurado, o Find My Mac permite descobrir a posição do aparelho no mundo. Só que essa localização depende do uso contínuo da internet. É aí que o “modo Safari” (nome inventado por mim) entra.

Find My Mac: habilita "modo Safari" para distrair o bandido (imagem: 9to5 Mac)

Depois de roubar um MacBook com senha, o bandido poderia se contentar em usar o Safari por uns tempos. Enquanto ele acessa sabe-se lá o que, o Find My Mac tranquilamente determinaria sua localização geográfica. Acionar a polícia fica mais fácil depois que você sabe o endereço onde o gatuno mantém o pobre MacBook em cativeiro, claro.

Caso o Find My Mac e o “modo Safari” já estivessem ativos, a vida de um americano cujo MacBook foi roubado no fim de maio seria bem mais fácil. Joshua Kaufmann monitorou as atividades do bandido usando um aplicativo que também capturou imagens do ladrão. Depois, com a ajuda da polícia, conseguiu recuperar o equipamento.

Com informações: 9to5 Mac, Engadget, Neowin.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gabriel Bemfica
Perfeitamente, William! Fora que a caixa do produto contém o serial, então só de levar a caixa na polícia já dá uma boa evidência de que o produto é seu. Além disso, se você já tiver levado ele a uma assistência técnica, eles têm o cadastro do nº de série do seu aparelho, juntamente com o seu nome, então isso prova definitivamente que você é o dono legítimo do equipamento.
Gabriel Bemfica
Já vi iPhones serem recuperados aqui usando o Find My iPhone, inclusive aqui no Ceará, o caso saiu na TV e tudo.
Rodrigo Fante
Já vi no Brasil pegarem ladrão usando o find my iPhone
Willian Max
Nota fiscal ou registro do número de série estão aí para isso. É a primeira coisa que faço quando compro um produto da Apple: acesso o site deles e cadastro o serial do equipamento na minha Apple ID.
@oroshy
Com roubo de carro eu sei que eles não são, tenho um conhecido que teve o carro roubado, e ele tinha um sistema de GPS para localização. Ele foi até a policia abriu um BO, e passou o endereço de onde supostamente o carro estaria, os policiais foram até o local que era em uma favela, e pela localização o carro estava dentro de uma casa... Bom, no fim não deu em nada porque a policia disse que só poderia entrar e ver se tivesse um mandato. Como não tinha, não fizeram nada naquele instante (momento). Só o seguro que conseguiu (pelos modos deles) um mandato. Por fim, nós meros mortais raramente conseguiriamos de volta (um equipamento como um macbook por exemplo). É o Brasil todos sabemos disso.
Macedo
Para a nossa justiça esta seria uma prova obtida de forma ilegal logo a policia não poderia fazer nada e você teria que provar que o computador é seu de outra forma ou ainda acabaria tendo que pagar uma indenização por danos morais ao gatuno. Assim funciona a nossa justiça - rsrsrs
Emmanuel Fotógrafo
Outros blogs copiando o termo "modo Safari" em 3, 2, 1...
@rodrigorsena
Aqui no Brasil, acho que nossos policias (alguns) não sabem o que e Mac!
Gabriel Melchior
Agora teriamos que ver se a nossa polícia seria competente para poder utilizar esse tipo de artifício para prender os ladrões.
@vsbraga
Essa função já existe nos Sonys VAIO a um boom tempo viu? Um botão WEB que ao pressionado, inicia um navegador que aparentemente roda em uma partição Linux. Já o Find My Mac é novidade.
@amsalau
Se fosse o Windows copiando a Apple nem seria cópia, seria sacrilégio, plágio descarado.
@ratenookami
É o caminho para as nuvens, de fato. Sei que alguns vão comparar isso ao Chrome OS; mas antes de ser inspiração/cópia, é tendência.
EDI LOPES
2
@CapJSheridan
Li o título e pensei "O Olho de Thundera"