Início » Arquivos » Celular » Apple Brasil não possui conta no Twitter

Apple Brasil não possui conta no Twitter

Avatar Por

Assumindo seu dever de informar e instruir a audiência, o Tecnoblog vem a público para desmitificar algo importantíssimo: sabe aquelas promoções no Twitter, distribuindo iPads e iPhones no perfil oficial da Apple Brasil. É tudo uma grande e assombrosa mentira. Não caia nesse tipo de armadilha.

Perfil da Apple no Twitter: mentira

Na semana passada, mais uma vez tinha gente que eu sigo no meu Twitter particular dando retweet em supostas promoções espetaculares promovidas pela Apple no Brasil. Que tal ganhar um MacBook, um iPad 2 e um iPhone? Era algo nesse nível que a promoção fajuta oferecia.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a subsidiária brasileira da Apple negou que faça qualquer tipo de ação no Twitter. E mais: não utiliza o microblog nem como canal de comunicação com os seus consumidores.

“[A conta] não é oficial. Não existe perfil oficial da Apple no Twitter.”

Ou seja, não só a Apple no Brasil não possui representação no Twitter, como a Apple em âmbito global também não o faz, de acordo com o escritório brasileiro.

Questionada se a Apple Brasil pretendia tomar medidas para evitar que contas falsas da empresa se espalhem por aí, a assessoria de imprensa não havia respondido a pergunta até a publicação desse texto.

Twitter falso cresce a passos largos ao longo de semanas

Já diz o ditado que o santo desconfia quando a esmola é grande. As contas falsas da Apple Brasil deveriam ilustrar isso, mas o que vemos é justamente o contrário. O gráfico acima mostra o crescimento de apenas uma conta falsa ao longo das últimas semanas. Atualmente são 35 mil seguidores, pouco menos que o número conseguido pelo @tecnoblog com um trabalho diário (e intenso) de postagens.

O recado aqui é claro: se você encontrar algum suposto perfil da Apple no Twitter, o primeiro passo é desconfiar da iniciativa. O segundo é clicar no botão de reportar spam. A internets agradece.

Atualização — 14.06.2011 às 13h30 | Horas depois desse post ir ao ar, a suposta conta da Apple Brasil no Twitter com mais de 35 mil seguidores foi retirada do ar. Vitória!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodolpho Victor
O cara mudou o twitter. João Gabriel
@leozacche
Até porque promoção é para promover... no caso, a marca, torná-la mais pública, mais popular. E a Apple nem de longe quer ser popular. Quer (e sempre quis) ser exclusiva. Assim como seu público.
@Dan_Jacques
Igual a minha sensor bar pra Wii chinesa. Wii foi escrito como Wll (com dois "L"s minisculos) e como WÜ, numa fonte parecida com a Courier. Bizarro, totalmente bizarro.
Luciano Carvalho
Ah, aí então tá explicado, Raph4. Se eles estavam prometendo brindes e não enviando, aí realmente é caso até de Polícia e Justiça. Valeu pelo esclarecimento.
Raph4
Mas é exatamente o que eles fazem (ou faziam), Luciano. A conta era apenas promoções (falsas) e troca de indicações para contas próprias - exemplo de posts típicos: http://nerdherd.com.br/wp-content/uploads/2011/06/nh_applebr_fake1.jpg Mas enfim, para mim a discussão agora é saber que conta virou.. quem sabe os seguidores podem saber.
Caio Furtado
Se há pouco tempo a Apple não estava gostando das promoções/sorteios de iPads e iPhones, porque passaria a fazer o mesmo?
Luciano Carvalho
Depois de postar, eu vi que ele se auto-intitula "OFICIAL". Aí sim eu sou contra. Mas, se tirarem essa informação de lá, fica 100%.
Luciano Carvalho
Pra mim, não faz a mínima diferença se o perfil é oficial ou não. Há vários perfis não oficiais e nunca ninguém falou nada. No Facebook mesmo eu curto uma página chamada "Apple Brasil", e ela traz informações muito interessantes, diga-se de passagem. Então me digam uma coisa: por que esse estardalhaço todo e essa campanha generalizada contra esse perfil no Twitter agora? Ele está fazendo algo ilegal, imoral ou que engorda? Está prometendo brindes e não entregando? Ou é só porque ele conseguiu, em pouquíssimo tempo, quase a mesma quantidade de seguidores que vocês?
@brunogdb
Meu colega é um deles e ainda diz assim: "Vai que é verdade" e eu fico rindo da cara dele.
@mos_axz
é legal ver o pessoal irritado porque não teve a promoção...
fatecano
Eu não segui essa conta e fiquei aqui pensando: "Qual a finalidade de criarem uma conta dessas sem colocar links falsos para roubo de informações?"
Raph4
Pelo que aparece no site, a conta não foi removida, apenas trocaram de username, ou seja, sucesso no objetivo. Que porcaria :/
ssoff
Dava pra perceber o fake qdo eles diziam q para participar da promoção vc teria q seguir usuário tal para participar.... tdo isso é coisa de piá de prédio q não tem o q fazer
Gabriel Bemfica
Tava bem na cara que era fake. Não vou nem considerar o "L" minúsculo, mas só esses pontos já mostrariam claramente: 1 - Tudo em caixa alta (@, bio, tweets). Tem maior falta de esmero à netiqueta usar caixa alta? Com certeza a Apple não faria isso. 2 - Tweets sem link. O pessoal da Apple não seria idiota de ficar contando pessoa por pessoa quem deu RT, especialmente porque, salvo me engano, há um limite (acho que 250 pessoas), depois disso o Twitter para de listar individualmente. 3 - Esses sorteios. QUEM DIABOS ACREDITA QUE A APPLE DARIA 10 MACBOOKS PRO DE UMA VEZ? Sem mais. 4 - Pedindo para seguirem um ou outro perfil. Nada seria MENOS do feitio da Apple do que algo assim. 5 - iPhone 4G? Eita, lançamento esse aí, ainda nem tem nas lojas. De qualquer modo, quem conseguiria usar redes LTE ou WiMAX no Brasil, mesmo que um iPhone 4G existisse? 6 - Avisos por DM. Aham, Cláudia, senta lá. Nenhuma empresa séria que faz sorteios pelo Twitter o faz sem anunciar publicamente os vencedores, até para evitar suspeitas de fraude. Eu fiz minha parte, dando block + report for spam na conta, e avisando quem eu via retwittando esse perfil na timeline. De qualquer modo, são dignas de pena as pessoas que caíram nisso aí, por simplesmente desconsiderarem TODAS as regras do bom-senso pela chance de ganhar um (inexistente) produto Apple.
Danilo A.
É impressão minha ou esse perfil fake foi deletado?
Exibir mais comentários