Início » Arquivos » Aplicativos e Software » Dropbox, LinkedIn e Foursquare deixam dados expostos no iPhone e Android

Dropbox, LinkedIn e Foursquare deixam dados expostos no iPhone e Android

Avatar Por

Aparentemente, falhas sérias de segurança em aplicativos não é uma exclusividade do Android. Uma pesquisa feita por uma empresa de segurança mostrou que vários aplicativos, tanto para iPhone quanto para Android, ou enviam ou armazenam dados de forma não-criptografada, e esses dados podem ser roubados por hackers.

A pesquisa, feita pela empresa de segurança viaForensics, executou vários aplicativos tanto do iPhone quanto do Android através de uma ferramenta que eles desenvolveram, chamada appWatchdog, e chegaram a resultados impressionantes: vários aplicativos populares pecam, e muito, no quesito segurança.

Riscos existem para todas as plataformas

Aplicativos como LinkedIn, Foursquare e até mesmo o Dropbox, nas versões para iPhone e Android, enviam dados do usuário (como a senha) de forma não-criptografada através da rede. Isso significa que, se você estiver conectado a uma rede wi-fi que não seja de confiança, um hacker ou alguém mal intencionado poderia capturar os dados enviados pelo seu celular e pegar sua senha.

Em outros casos, aplicativos deixam os dados sem criptografia no próprio celular. Não é um caso tão sério, mas ainda assim pode trazer problemas. Pessoas com maldade no coração poderiam criar alguma ferramenta que capturassem esses dados. Isso exigiria mais trabalho, mas ainda é possível.

A lista de todos os aplicativos testados pode ser encontrada no site da viaForensics. Como os resultados já foram publicados há algum tempo, é provável que alguns apps já tenham recebido atualizações para resolver esse problema. Em todo o caso, é bom ficar de olho.

Com informações: Engadget.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@_eliasalberto
Mais uma vez, o problema nao eh a plataforma, e sim os desenvolvedores.
@agnatos
Eu ia dizer que não uso app algum da lista, mas ao verificar a lista completa vi que tem o app do gmail e do youtube, mas é só. Então estou tranquilo.
RAFAEL
definitivamente um blackberry fanboy aehiuaehiuaea mas sim, entenda que cada produto tem um nicho de mercado.. e um foco.. isso muda completamente a questão de segurança de seus usuários
RAFAEL
isso é pra quem usa wi-fi.. uso só 3g.. menos mau (eu acho)
Caio Furtado
ISSO!
@creato938
O problema nem é com as plataformas, são os desenvolvedores que não pensam em segurança durante o desenvolvimento do software, e pra piora, usam um ambiente controlado para testar, onde não há esse risco de roubo de dados e nem pensam nessa possibilidade.
Turdin
Com certeza tem como mensurar, se uma aplicação manda sua senha em texto pleno pela rede é fato que ela não é seguro, não há uma dúvida.
Tiago C. Araújo
HHAhahahahahahaha, isso é comum em iPhone e Android... um preza pelo designe e marketing e o outro preza pela quantidade de aplicativos... são bem diferentes dos Blackberrys que priorizam primeiro segurança e utilidade. Não me surpreendo com esse tipo de notícia... Mas como usuário APPLE é que nem mulher de malandro, aposto como vão apanhar e depois vão dizer... "meu precioso iPhone" :D. Por essas e outras que sou 100% Blackberry e não mudo por nada.
Rodrigo Fante
Todo sistema tem falhas, o problema do Android é ter mais e ter apps maliciosos dentre do própria lojinha, não estou falando de apps com falhas como estes, mas do próprio app ter segundas intenções, o famoso vírus, spyware, chame como quiser, logo logo vai ter gente rodando anti vírus no Android.
@diegonei
Fico meu meu BlackBerry, obrigado. ;)
John
Ou se você não quer pagar 4 dígitos num smartphone. Symbian é ultrapassado; mas ainda possui muitos aplicativos e tem o melhor custo benefício do mercado (em minha singela opnião).
Lucas Braga
Você fica feliz só se você for vovó, mãe ou alguém que não liga pra gadgets.
Erick
Desenvolvedor que não pensa em segurança, continua sem pensar nela em qualquer plataforma.
Marcos Jahn
O aplicativo oficial do Messenger, também faz a mesma coisa. Quem quiser testar, pode usar o iPhone Configuration Utility (aba Console).
@michelblopes
Não confio em apps de Banco nem a pau, mas uso sempre que há urgência. Aquela maldita conta que vence no dia e tu esquece de pagar? Então... Já paguei contas no ônibus, metrô, boteco... Se eu pudesse confiar seria tão feliz... =/
Exibir mais comentários