Uma das principais mudanças esperadas para o Ubuntu 11.10 é a troca do gerenciador de login atual, o GDM, pelo LightDM, o que permitirá que desenvolvedores e designers criem uma interface de login que seja adequada ao Unity. E, para que essa transição aconteça da forma esperada, a Canonical precisa da SUA ajuda! 🙂

As vantagens sobre o uso do LightDM são muitas: muito mais leve que o GDM, não exige o carregamento de várias libs do GNOME (e, portanto, leva menos tempo para carregar e pode ser usado para outros gerenciadores de janela sem relação com o GNOME) e é muito mais fácil de programar, tanto na parte de backend quanto na parte de layout. Sem contar que todas as funções comuns, como login na rede e outros estão disponiveis no LightDM

Mas para que a mudança possa acontecer até a liberação do alpha 2 do Ubuntu 11.10, a ajuda dos usuários se faz necessária. E é aí que entra o pedido de ajuda do desenvolvedor Robert Ancell na lista de discussão do Ubuntu. Segundo ele, é importantíssimo que o maior número possível de usuários instalem e usem o LightDM, e enviem bugs e sugestões para o time. A meta é que o LightDM deixe de ser assim:

LightDM atual:Feio

E fique assim:

LightDM planejado: bonitão

E como você pode ajudar para que isso aconteça? É só instalar o LightDM na sua máquina e testar! Se você possui o Ubuntu 11.04 instalado, execute os comandos abaixo no terminal:

sudo apt-add-repository ppa:lightdm-team/ppa
sudo apt-get install lightdm lightdm-theme-gnome

Se você já tem o Ubuntu 11.10 alpha 1 instalado, o comando é esse:

sudo apt-get install lightdm lightdm-theme-gnome

Em qualquer caso, com o LightDM instalado, o Ubuntu vai perguntar qual o gerenciador de login você prefere usar como padrão. A partir daí, é questão de usar e enviar todos os bugs e sugestões para os desenvolvedores.

Há uma página na wiki do Ubuntu que descreve melhor alguns testes que podem ser feitos com o LightDM. Vale a pena dar uma olhada. Quem sabe você não descobre um super bug e ganha a admiração de toda a equipe de desenvolvedores do Ubuntu? 🙂

Com informações: SoftPedia.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@michelblopes
Uso o Ubuntu 11.04, mas não me adaptei ao Unity. Voltei pro bom e velho Gnome. Eu resolvi esta questão de Windows Vs. Linux de forma simples. Dual Boot num Celeron 1 Ghz com 1 GB ram. Meus irmãos ficaram doidos com a lerdeza do Windows XP e foram para o Debian com Fluxbox. Já era!
Fer
Grande levesa que senti! -sarcasmo Além de não aparentar levesa alguma em relação ao GDM, demora após o login para chegar ao Unity!
Fer
Sem contar aqueles quem mantém o Windows por culpa da Apple e EA! o/ E que fud**** com o Ubuntu "experimentando"! o/
Fer
Tomara! E seria ótimo se investicem pesado na levesa -sonho
Fer
=) Pelo menos você faz parte dos que conseguem convencer a esposa! Já vi muitos com a desculpa que a esposa não se desapega! Mas não tentão nem deixar em dual-boot!
Léo - Vitória (ES)
Reparticionar? Faça como eu, queria mostrar a minha esposa como era o sistema para instalar no netbook dela, rodei o live e ela ficou usando um tempo, depois que ela gostou instalei e pronto, netbook bem mais rápido do que com windows xp e mais belo também.
JoseRenan
melhor ainda vai estar na versão 11.10 :)
JoseRenan
verdade :( ... linux no peito, mas quentar o windows no serviço..
Guilherme Mac
então tem q pagar o preço completo mesmo. Mas de qualquer jeito tá barato comparado com outros pacotes pagos. Até pra usar em escritório tá mais barato q os 500 Reais do Microsoft Office, e eu particularmente acho tbm bom qto.
@AntonioVeras
Não sou estudante.
Rodrigo
Sempre que tem uma novidade para o Ubuntu (ou qualquer outro Linux) aparece alguém dizendo "legal, um dia eu testo pra ver qual é". Amigão, cria coragem, reparticiona o HD e instala de uma vez por todas! Esse papo de que "não é compatível com windows" é mera desculpa. Fosse assim, ninguém usava iOS com medo de se adaptar. E os mac users estão aí, ensandecidos, provando que é possível mudar de plataforma e viver sem o sistema da Microsoft.
Rodrigo
Pro meu uso doméstico está ótimo. Todas as máquinas aqui (4) rodam Ubuntu, e eu me viro com o LibreOffice.
@EmanuelSchott
As bandeirinhas do windows devem vir dos pcs do trabalho!!
Mauricio Castro
Será incrivelmente melhor quando a migração do usuário #indows for mais agradável. Embora tenha feito de tudo por aqui e boa parte das 50 estações estarem com Linux, ainda existem softwares que exigem #indows. Emular ainda não é a melhor pedida. Eu gosto do Ubuntu, lida muito bem com aplicações de Streaming em grande escala. Download em http://www.ciclanohost.com.br área de downloads. Abraços
Eduardo
Realmente, não recomendado para o Ubuntu "Principal", aconselhável apenas para testes em maquinas virtuais ou um Ubuntu secundario..
Exibir mais comentários