Tudo bem, o Windows Phone 7 ainda não está em nenhuma aparelho vendido oficialmente no Brasil. A próxima atualização do sistema, chamada de “Mango”, também não tem uma data definitiva para ser liberada para download. Ainda assim, a Microsoft segue apostando todas as suas fichas no WP7. E, nesse meio tempo entre o dia de hoje e os futuros lançamentos, a empresa vai desativar aos poucos o que sobrou do Windows Mobile.

Para início de conversa, o Windows Mobile 6.x sequer deveria aparecer em algum aparelho mais recente. Já que o Windows Phone está aí, com uma atualização a caminho, não faz sentido vender novos smartphones com o sistema idoso da Microsoft.

WinMo 6.5

Fora isso, alguns serviços atrelados ao Windows Mobile serão desativados em breve. Por exemplo, o backup de dados. A Microsoft anunciou nessa quinta-feira que pretende desativar o recurso My Phone do Windows Mobile em 6 de outubro. É a partir daí que informações armazenadas no celular são copiadas para os servidores da Microsoft. Nomes de contatos, compromissos na agenda e mensagens correm o risco de se perderem caso o usuário não faça uma cópia de segurança por conta própria.

A boa notícia é que a Microsoft vai dar uma mãozinha para os donos de aparelhos com WinMo. Em 7 de agosto, o My Phone vai parar de funcionar, mas com direito a backup automático dos compromissos, contatos e mensagens no SkyDrive. No entanto, será obrigação do usuário realizar cópias de documentos, fotos e vídeos que por ventura estejam armazenados no My Phone.

Já está confirmado que o site do My Phone vai sair do ar em 6 de outubro. A partir desse dia, já era.

A Microsoft também vai encerrar o site do Windows Marketplace, que ainda diz respeito ao Windows Mobile 6.x. Quando ele sair do ar, em 15 de julho, os donos de aparelhos com o sistema deverão baixar novos aplicativos diretamente no aparelho. Reza a lenda que o site será desativado por um tempo, para depois voltar como o Marketplace do Windows Phone 7, totalmente remodelado.

Atualização às 20h00 | Embora o My Phone esteja com os dias contados, os dados ficarão salvos nos servidores da Microsoft até 10 de outubro de 2012. Os usuários poderão pedir uma cópia dos arquivos à Microsoft, que promete enviar uma mídia física com o backup. Só não está claro se o pedido deve ser feito por carta.

Com informações: All About Microsoft.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados