O serviço de mapas do Google está prestes a ficar mais espertinho. A empresa por trás do Google Maps anunciou nessa quarta-feira que vai passar a informar quando um ônibus ou trem estiver atrasado, e ainda vai atualizar o horário previsto para a saída do coletivo. Pena que, nesse começo, o novo recurso funciona apenas em algumas cidades dos Estados Unidos e da Europa.

Demonstração do Transit Live

Sasha Gontmakher, um engenheiro de software do Google baseado na Suíça, confessou que sempre fica frustrado quando planeja um trajeto usando o Google Maps e tem que ficar esperando o ônibus chegar, o que invariavelmente atrasa (sim, ele é gente como a gente). Embora o Google ainda não tenha como colocar seus próprios ônibus e trens nas ruas, o que definitivamente resolveria o problema, a empresa fechou acordo com agências de transportes para receber dados em tempo real dos atrasos no transporte público.

O Google Live Transit será exibido no Google Maps tradicional, acessível em http://maps.google.com, e na versão do site para smartphones, sem falar no aplicativo para Android. As informações de atrasos estarão disponíveis para quem usa o transporte público em San Francisco, Boston, Portland, San Diego, Madri e Turin.

Ao selecionar uma estação de ônibus ou trem no mapa, o Google Maps vai puxar os dados mais atuais sobre atrasos. E se o usuário estiver planejando um trajeto com o serviço de mapas do Google, poderá levar esses atrasos em consideração.

Recentemente descobriu-se uma patente da Apple para um aplicativo de calendário (provavelmente o iCal) que usa dados em tempo real de tempo e trânsito para manter o usuário informado. Alguns leitores do TB se mostraram incrédulos com relação à patente. Pois bem, aí está o Google dando mais um passo rumo a essa realidade.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@joaoalexandre
Em Goiânia, toda a frota possui GPS nos veículos e também é possível via Internet ou SMS. Basta saber o número do ponto (disponível no google maps) e entrar no site wap.rmtcgoiania.com.br (versão wap) ou www.rmtcgoiania.com.br para saber o itinerário das linhas e outras coisas. O problema é que foi prometido que todos os pontos de ônibus seriam identificados, o que não aconteceu até hoje. Mas o sistema funciona muito bem. (sistema da Volvo). Se for pelo Google você vai se atrasar.
@roneamabile
O Google ser for esperto lança o serviço aqui pra avisar quando o ônibus estiver no horário.. o que é bem mais raro. Problem solved.
Caio Furtado
Muito bom isso, o problema é que é difícil implementar em outros países, quiçá no Brasil.
Humberto Mendes
Moro em BH, pego óins todo dia e nunca vi isso não. A única melhoria que vi foi o BusTV.
Hugo Antunes
Aqui em sp vai acabar travando, mas vejamos como vai ser pois o mundo é feito de inovações e inovações como essa são bem vindas!
Gabriel Bemfica
Aqui em Fortaleza, tem um sistema similar. GPSs instalados nos ônibus (de algumas linhas, porque ainda está em teste, mesmo que há alguns anos) analisam sua rota e determinam a parada que ele está e o tempo médio que está levando no trajeto, compara-o com o tempo que ele tradicionalmente leva e diz o horário previsto para cada parada. Dentro dos ônibus, visores informam qual será a próxima parada, e em que estágio do trajeto o veículo se encontra.
Leandro
Como já disseram isso só não acontece porque não interessa aos empresários. Muitas empresas de ônibus já tem rastreadores GPS em toda a frota, só precisaria deixar esses dados públicos. Ah, um serviço do tipo seria útil pra ver os ônibus saindo completamente da rota.
Rafael The Mist
Aqui no Rio de Janeiro é fácil implantar, pois os onibus já possuem sistema integrado graças ao Rio Card. O problema é que os motoristas ou são marginais e correm pra burro ou são "deitões" e lerdam mais do que outra coisa. Resultado: é um onibus passando o outro e deixando o sistema louco!
@AntonioVeras
Sim, é uma coisa viável e muito útil, mas não interessa ao empresariado.
@AntonioVeras
Não sei, acho que é por causa da roça em que vivo (DF), isso aí é coisa de outro mundo por aqui. Por aqui os ônibus são velhos e acabados e quando chove, molha mais dentro do ônibus do que fora. Me sinto no direito de meter o pau mesmo. Pena que por aqui o pessoal não tem o costume de queimar ônibus. :(
@AntonioVeras
Aqui no Brasil teria que lançar o sistema para avisar quando o ônibus ou trem saem na hora.
Felipe Silva
o grande problema dos grandes terminais não é o atraso e sim as filas. do que adianta ir com a maior cara de fuck yea na hora que o busão ou trêm chegar, e ficar com cara de FUU quando ver o tamanho da fila.
@HudolfHess
Em Joinville-SC já estão sendo feitos alguns testes nos onibus, alguns possuem TV's informando o próximo ponto, e o ponto atual, e em alguns pontos de onibus, tem-se o horário do próximo onibus que vai chegar, informando se vai haver atrasos. E nos terminais tem monitores informando os horários dos onibus.
@daniloboros
Coloca em Curitiba, que da certo hehehehe
Pedro
No Brasil seria ao contrário, ele só iria avisar qdo o trem ou ônibus ESTIVESSE no horário. Fica mais fácil assim, aqui na terrinha.
Exibir mais comentários