Anunciado a quase um ano atrás como um fork livre do Mandriva Linux, o Mageia finalmente chega à versão 1, infelizmente trazendo poucas novidades se você sempre procura ter as últimas versões dos programas, mas ainda assim vale dar uma conferida.

Acima de tudo, o Mageia é uma distro mantida pela comunidade, organizado através de uma organização sem fins lucrativos e governada por uma junta de pessoas que foram eleitas de forma democrática pela equipe de contribuidores.

Na página do projeto eles mantém uma seção com os números atingidos pela distro, e apesar de ser um projeto que começou há pouco mais de nove mess, os números impressionam: mais de 100 colaboradores separados em mais de 10 times e mais de 180 doadores de aproximadamente 11.700 euros, tudo isso para gerar uma distro com 2 arquiteturas diferentes, duas opções de live distro (com KDE e GNOME) e mais de 7380 pacotes disponíveis para download e instalação, além de estar disponível em mais de 160 idiomas.

Infelizmente (ou felizmente, dependendo do usuário) o Mageia preferiu manter algumas versões mais velhas dos programas na distribuição, como o GNOME, que ainda é a versão 2, ou o LibreOffice, que também não está na última versão disponível. Obviamente você pode baixar tudo depois, mas ainda assim é meio chato.

O download do Mageia pode ser feito no site do projeto, e você ainda pode escolher entre diversas opções para download, como live cd com GNOME ou KDE, ou arquitetura 32-bit ou 64-bit para instalação. Como é um projeto mantido por colaboradores, vale a pena conhecer e até mesmo fazer parte da equipe. Mesmo que você não programe, pode fazer parte da equipe que cuida da tradução ou da arte do projeto, entre outras coisas. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@AntonioVeras
Acima de tudo, o Mageia é uma distro mantida pela comunidade, organizado através de uma organização sem fins lucrativos e governada por uma junta de pessoas que foram eleitas de forma democrática pela equipe de contribuidores, de uma ilha isolada ao sul das Ilhas Malvinas.
Thiago Sabaia
Legal,mais prefiro meu Windows 7.
Guilherme Mac
Via navegador, como o Chrome OS :P
@thiagoleite
Legal... parece que vou ter um PC dedicado para "experimentos" lá em casa... aí vai ser interessante (Não curto muito testar em VM)
@clovispedreira
Roda Angry Birds? (Não pude perder a piada....)
7megas
Baixando para instalar no Pen driver... '-'