Início / Arquivos / Internet /

Ex-funcionário diz que Google tem infra-estrutura obsoleta

João Brunelli Moreno

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

Um ex-engenheiro do Google publicou ontem em seu blog pessoal os motivos que o fizeram pedir demissão do gigante da web, alegando, entre outras razões para sua saída, que a empresa tem “estrutura obsoleta”.

“A infra-estrutura de software escalável de que o Google tanto se gaba em ter é obsoleta”, escreveu o engenheiro Dhanji R. Prasanna, que até mês passado era membro da equipe responsável pela manutenção do finado Google Wave e criador da interface do Google Instant.

Depois de arranhar a fama de modernete da gigante da web, ele continua: “Não me interpretem mal, seu hardware e centro de dados são seguramente os melhores do mundo e até onde eu sei ninguém está perto de equiparar-se a eles. Mas os programas que rodam sobre essas máquinas têm mais de 10 anos, projetados para a construção de sistemas de busca e indexadores, e eles estão verdadeiramente envelhecidos”, diz.

Na visão de Prasanna, esse envelhecimento aconteceu porque os programas do Google foram concebidos por “engenheiros isolados num vácuo e não por desenvolvedores que têm necessidades por ferramentas”, diz.

Outro motivo apresentado pelo engenheiro para abandonar o barco foi o excesso de competitividade dentro dos prédios da companhia: “Como toda grande empresa o Google costuma recompensar seus funcionários a partir de análises de seu desempenho. Isso num primeiro momento parece ser bom, mas quando se é um hacker de coração como eu, pode ser uma sentença de morte. Muitas vezes é mais importante demarcar seu território e defendê-lo do que de fato fazer o que é necessário para concluir um trabalho. Isso significa que que trabalhar em pesquisa, desenvolvimento, APIs de interface com o usuário e desempenho, sem deixar nada para trás, pode ser algo ruim para sua carreira”, encerra.

Com informações ReadWriteWeb.