Apple Store brazuca: itens exclusivos, preço sem qualquer diferença e nada de iPhone

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 6 dias

Eu conversei agora há pouco com a assessoria de imprensa da Apple sobre a grande notícia do dia, o lançamento da Apple Store online brasileira. Mas não foi dessa vez que nós descobrimos desde quando a loja vem sendo gestada. Os rumores começaram a surgir em agosto desse ano, mas a empresa não diz desde quando trabalha na Apple Store.

apple-brasil-yes

Seguindo os moldes da Apple Store americana, a brasileira permitirá que o cliente personalize a configuração do Mac que desejar comprar. Os interessados no iPod poderão digitar uma mensagem para ser gravada a laser na traseira do aparelho. Embora o Rafa tenha tido dificuldade para prosseguir a compra com uma mensagem muito simples, a informação que eu obtive é de que o filtro de palavras é “muito leve” e só proíbe palavrões.

A reclamação com relação à falta de iPods Touch de 32GB e de 64GB também foi explicada. De acordo com a assessoria da companhia, os dois modelos do reprodutor de mídia ainda precisam passar pela aprovação da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), uma vez que possuem internet sem fio como funcionalidade. O curioso é que o iPod Touch de 8GB já foi aprovado e está disponível para compra.

Da mesma forma, há um bom motivo para o iPhone não ser oferecido na nova loja: o smartphone só é vendido pelas operadoras parceiras da Apple no país.

Quem fizer compras na Apple Store terá a disposição produtos exclusivos. Os iPods Nano nas cores vermelha e amarela, por exemplo, serão vendidos oficialmente somente na loja online. Assim como na loja americana, a brasileira venderá com exclusividade o iPod Shuffle de aço inox.

Infelizmente não será dessa vez que os preços de produtos da Apple ficarão mais acessíveis. A informação que eu tenho é que a loja online praticará o preço sugerido, que normalmente é adotado por outras lojas como Fnac e Fast Shop. Pelo menos o parcelamento poderá ser feito em 12 vezes sem juros no cartão de crédito.

Ainda falando de rumores, alguns veículos disseram que o lançamento da Apple Store no Brasil seria em parceria com alguma empresa de e-commerce já estabelecida por aqui. Mas a Apple nega: a informação que eles dão é que a empresa manterá a loja online e o tele-vendas sozinho, com tecnologia própria (eles não falam qual é essa tecnologia).

A título de curiosidade, o Brasil é o 32º país a ter uma loja online. No entanto, a loja brasileira é a 36ª a ser lançada. De acordo com a Apple, alguns países têm mais de uma loja, devido aos vários idiomas. Como já existe uma Apple Store no México, a brasileira é a segunda da América Latina, mas também é a primeiríssima da América do Sul.

Faz muito tempo que temos lojas online no Brasil. A chegada do e-commerce própria da Apple tem atraso de uns… sei lá, quatro anos? Ainda assim, é bom ver que a empresa está investindo e acreditando no mercado brasileiro.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados