O Ubuntu 11.10 só será lançado em outubro, mas como sempre a Canonical vai liberando as versões Alpha e Beta da distro para que gente já possa ter uma idéia do que estar por vir, além de encontrar bugs e comentar possíveis mudanças. E, ao que tudo indica, teremos muitas novidades vindo por aí!

Leia mais | Cronograma de lançamentos do Ubuntu

Nesse primeiro Alpha da “Jaguatirica Onírica”, chama a atenção que a Canonical resolveu utilizar o GNOME 3. Ele está lá, disponível para uso, junto com o Unity. Mas muita calma, que como todo bom Alpha a integração ainda não está perfeita e o GNOME vai precisar passar por muitos ajustes para funcionar corretamente no Ubuntu.

Além disso, o Ubuntu 11.10 Alpha 1 também traz o Mozilla Firefox 5 beta para que possamos testar, além do Kernel 2.6.39, com várias alterações em drivers e suporte a novos equipamentos. Provavelmente veremos o kernel 3.0 na versão final, mas ainda é cedo para dizer.

Outra novidade é que o Unity 2D é carregado por padrão se você não possui placa de vídeo com suporte a 3D ou se os drivers não estão instalados. Ou seja: vão se acostumando, a interface clássica do Ubuntu agora é passado.

Unity 2D

O download do Ubuntu 11.10 Alpha 1 pode ser feito no site da Canonical. Não custa nada lembrar, essa versão é absurdamente instável, e não deve ser instalada em ambientes de produção. A versão final do Ubuntu 11.10 deve estar disponível para download no dia 13 de outubro de 2011.

Com informações: H Online

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

marmc
sera que vai ter cubo pronto instalado sem precisar instalar??????????????
@TeddyPrelsey
A interface do 11.04 e 11.10 foi baseada no sistema UNIX da Apple, a forma de comportamento da barra unica para todas as janelas e das configuracoes! achei muito bom, muito bonito, apesar de ser cheio de falhas, esperando o lancamento oficial!
André Gil
O Unity é mais produtivo que o Gnome 3? Bom gosto não se discute. Façamos um teste. Abrimos um programa (um no Gnome 3 e um no Unity). Colocamos em segundo plano o programa (no Gnome 3 e no Unity). Depois, ao meu comando vamos buscá-lo apenas com o mouse! Agora! No Unity: Voce leva o mouse para a esquerda, e vai esperando a barra ir rolando para baixo até chegar no aplicativo. No Gnome 3: Você leva o mouse para o canto superior esquerdo e verá o aplicativo la desktop, como um thumbnail. É só clicar! Se fosse só isso, eu diria que o Unity é um saco! Mas tem mais uma dezena de coisas. Mas como a Canonical é inteligente, percebeu isso antes de muita gente, inclusive de muitos usuários. "É errando que se aprende. Persistir no erro é burrice!" Já dizia minha professora do primário!
Zap
Só eu que acho q um desktop não é um smartphone? Uso o Ubuntu há 6 anos. Antes usava FreeBSD. Atualmente uso no meu trabalho e em casa. Não sou resistente a mudanças, porém deve agregar valor. O trabalho para customizar o sistema operacional para ser produtivo e os problemas de estabilidade estão me afastando do Ubuntu. Tenho q reiniciar a maquina pelo menos 2x ao dia, devido os problemas de crashes e travamentos (na minha equipe todos usamos Ubuntu). Quem atualizou ficou muito decepcionado com as novidades. Quem não atualizou, está usando tranquilamente o 10.10 e sem a mínima vontade de atualizar. Como não há tempo para fazer o downgrade, vai de ubuntu classico sem efeitos mesmo. Estou tentando dar uma chance para o unity, porém ele não me ajuda. É um lixo. Não consigo usar meus computadores como se fossem smartphones. Não dá. E o mais irritante de tudo é ter que ouvir "pelo menos no windows, posso customizar minha barra de ferramentas". Afinal, quem é esse maldito "usuário comum" que esses pessoal da canonical quer impressionar?
HOOG
Alisson, vc pode usar o xkill pra fechar janelas travadas clicando sobre elas.
Paulo
Apoiado. Acho muito confortáveis os painéis inferior e superior. Além disso acho confuso trabalhar com ícones. Só uso menus de texto. Minha tela só tem o retrato de minha filha. Pelo que vi no note do meu filho, parece que o painel lateral preto fúnebre foi copiado do windows.
@FelipeVideira
Baixei e usei por quase dois meses. não gostei do unity e não consegui me adequar à ele. no meu notebook,fica até intuitivo,mas no desktop é uma tragédia! os menus,na minha opinião,não são intuitivos. o GNOME 3 também não me agradou em nada. tive que ir para o XFCE para ser feliz.
@mingomax
Bom tanto o Unity qto o Gnome 3 estão na sua primeira versão e agora em testes mesmos, normal está bugado. Mas como o passar do tempo isso tende a melhorar. O lance é melhor ir acompanhando a evolução. Eu particularmente nunca me acostumeei com o gnome, souvelho usuário de KDe entao já viu. MAs que realmetne promete uma revolução no desktop linux, isso promete, mas ainda é cedo. Vamos aguardar as cenas dos proximos capítulos.
@wslemos
Gostei do Gnome 3 no Fedora 15, só uma ressalva o suporte para wireless do Fedora pra netbook é uma porcaria, espero que isto seja resolvido no próximo Ubuntu.
Gabriel Fernandes
20.20 não vai existir por 2 motivos... primeiros por causa do fim do mundo em 2012 rsrsrs segundo por que sera chamado 20.04 e 20.10 =D
Gabriel Fernandes
Viva o Ubuntu 10.04, que seu suporte seja estendido lifetime!!!!!!!!
giorgio moraes
Cada vez maior... cada vez mais pesado... cada vez exigindo uma máquina um pouco mais "parruda". Eu conheço bem esse filme. Ele é exibido há anos com o nome de Microsoft Windows. Eu, particularmente falando, não me agrado nada desse caminho adotado pelo Ubuntu. Mas ainda assim aguardarei as cenas do próximo capítulo.
Todi
Espero ansioso pela versão final com Gnome 3! Testei via PPA e não ficou legal, aguardo a adaptação oficial!
marcoscs
...eu queria saber o que ele quis dizer com "fuquei dscepicional". wtf?
marcoscs
tudo bem que o Unity ainda tem problemas e tals mas eu prefiro ele ao Gnome 3, desse eu não gostei nem um pouco
Exibir mais comentários