Depois de uma tentativa com o Xandros nos primeiros Eee PCs, agora a ASUS firmou uma parceria com em uma distro mais conhecida e com uma base técnica maior para instalar em seus netbooks: O Ubuntu estará em três novos netbooks da empresa, com planos para expandir para outros lançamentos!

Saindo de fábrica com o Ubuntu 10.10, os netbooks modelos EeePC 1001PXD, 1011PX e 1015PX deverão estar disponíveis para compra muito em breve, e com um diferencial importante: a instalação já virá com os codecs de multimídia e o Flash instalados na máquina.

Apesar de parecer estranho o uso de uma versão mais antiga do Ubuntu, é bom lembrar que essa é uma prática comum, essas versões normalmente já tem todos os bugs corrigidos, e a equipe responsável já fez todos os testes possíveis no hardware.

Pinguim Powered

Em declaração ao site The Inquirer, o VP de serviços OEM da Canonical, Chris Kenyon, comentou sobre a parceria com a ASUS e disse que é uma parceria importante para a Canonical:

Isso colocará o Ubuntu nas mãos de uma audiência bem maior, pessoas que não necessariamente gostariam de baixar o Ubuntu, mas ficariam felizes de comprar um computador sabendo que ele funcionará perfeitamente naquele hardware.

Esperamos que o fator de leveza e grande design do Eee PC, combinado com a grande performance do Ubuntu possa produzir um grande competidor no mercado

Já Stanley Chang, diretor de produtos da ASUS, disse que essa parceria é “uma situação em que absolutamente todos ganham, e que esses netbooks preencherão várias necessidades de um mercado diverso e uma base de usuários definida”.

Resta saber se, em um mercado cada vez mais interessado em tablets, as vendas desses modelos atinjam uma marca significativa. O Xandros Linux, antiga distro usada pela ASUS em seus netbooks, tinha uma série de problemas e fez com que muita gente preferisse instalar o Windows por cima. Com um equipamento mais robusto e com o Ubuntu devidamente configurado, talvez os usuários se sintam mais à vontade para continuar com o Linux.

Como sempre, só o tempo pode dizer. A ASUS parece estar bem confiante, já que tem planos de lançar novos modelos com o Ubuntu.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fer
Na minha opnião deveria vir escrito "menu"! Pois seria mais genérico e os usuarios Windows do estilo "tapado" saberia o que é!
Fer
Motorola e Android, queria o que?
alberson91
Sim, acho que sobre isso a maioria já sabe, mas esses netbooks da Asus irão vir com a versão 10.10 instalada, a qual ainda há a diferenciação da versão UNE(Ubuntu Netbook Edition) e da desktop tradicional.
rogerio
muito bom , eu sempre gostei do ubuntu , ficaria feliz em comprar um netbook com todos os drivers nativos para linux , todos sambem a dor de cabeça que da pra fazer essas webcam de not ou netbook funcionar , mesmo as placas de rede wireless dão problema , nessa caso com o ubuntu ja vem tudo configurado e pronto para uso
giorgio moraes
Aviso aos navegantes: Não existe mais a versão voltada a netbooks. De acordo com o site oficial, O Ubuntu 11.04 com Unity roda bem em notebooks, netbooks e desktops (explorando ao máximo o hardware de cada um), tornando desnecessária a produção da já tradicional Netbook Edition (que morreu com o nascimento do Ubuntu 11.04). Será mantida versão específica tão somente para servidores (por motivos óbvios).
Guilherme Mac
Não vai ter queda no preço. É só ver a Dell ou a HP. O bom fica pra eles. Aumentam a margem de lucro.
@xrenan
Falando em netbook,eu preciso de comprar um.[2] ótima iniciativa! principalmente pensando na possível queda do preço, descartando o windows OEM...
Thiago Sabaia
Falando em netbook,eu preciso de comprar um.
Guilherme7TW
Ainda acho q essas empresas deveriam usar os LTS pra colocar em pcs com Ubuntu de fábrica. Além do suporte mais long, a estabilidade dos LTS geralmente é melhor.
@laerciomasala
Será que assim meu ASUS EeePC 1215N vai ter drivers mais funcionais?? Pois tenho alguns problemas(Wireless e ACPI) as vezes... :P
Guilherme Mac
Boa pergunta. Se for a NE não tem motivo pra ser a versão 10.10. Deveriam colocar logo a 11.04
marcoscs
ha é, sabichão, diz isso pros caras da Motorola... http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2011/04/07/motorola-xoom-e-atrix-sao-fracassos-de-vendas-dizem-analistas/
alberson91
Tem uma coisa que não ficou claro, o ubuntu que vai vir instalado nos netbooks vai ser a versão tradicional desktop ou a versão netbook edition?
alberson91
Até que fim um fabricante que decide colocar uma distro decente para vir instalada, os fabricantes brasileiros de computadores que vendem máquinas com linux costumam colocar distros com funcionalidades limitadas e que frustram o usuário no primeiro uso, eles bem que podiam adotar essa idéia e colocar distros mais populares como ubuntu, mint, fedora, mandriva e etc.
alberson91
Seria muito legal se no lugar da tecla windows vinhesse a tecla tux.
Exibir mais comentários