Manter um bom serviço baseado na web é difícil quando estamos falando de tecnologia de navegadores. O problema praticamente não existe aqui no TB porque os leitores são majoritariamente entendidos da tecnologia, que mantêm seus softwares atualizados. Com o Google o buraco é mais embaixo. Nessa semana, a empresa anunciou uma política para suportar versões de navegadores.

A partir de 1º de agosto, o Google abandona o suporte a Internet Explorer 7, Firefox 3.5 e Safari 3 (o Opera não foi citado no comunicado), bem como versões anteriores desses aplicativos. A intenção da empresa é dar suporte à versão mais atual dos navegadores, assim como o segundo grande lançamento mais recente. A partir da terceira grande versão lançada (em ordem cronológica inversa), não há garantias de que os recursos dos serviços irão funcionar.

Essa decisão do Google vem em boa hora. Conforme a web amadurece como plataforma para desenvolvimento de soluções de tecnologia completas, as empresas que atuam nesse mercado precisam definir até que ponto o software antigo será suportado. Outros gigantes da web, como Microsoft e Yahoo, deveriam fazer o mesmo.

O Google cita as notificações em área de trabalho do Gmail e o arrastar-e-soltar do Google Docs como recursos que dependem de navegadores mais modernos. Eles querem continuar inovando, mas isso não será possível se não tirarem proveito do HTML5 e tecnologias que somente os navegados modernos suportam.

Entre os serviços cujas funcionalidades podem não funcionar do jeito certo caso o usuário não preste atenção na versão do navegador estão: Gmail, Google Docs, Google Agenda (Google Calendar, no nome em inglês), Google Talk e Google Sites. “Eventualmente esses apps vão parar de funcionar completamente”.

Cabe lembrar que o Internet Explorer está na versão 9, com download gratuito. A menos que você use Windows XP, não existe razão para deixar de atualizá-lo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@sobrezep
Já tentou usar emulador de disquete pra windows?
Fer
E para ser espionado também!
ana bitencourt
Tenho um site e a empresa que desenvolveu disse que ele é melhor visualizado no IE 7.Acontece que quando abro ele no Mozilla Firefox 4.0.1 a imagem do topo do site some; o restante do site aparece bem. Alguém sabe informar o por quê do sumiço da imagem do topo do meu site?
Gabriel Bemfica
No dia que nem a página inicial mais rodar em IE7 e anteriores, o mundo estará feliz. Imaginem o tanto de neguinho que vai finalmente atualizar o navegador porque não pode mais fazer buscas no Google.
Gabriel Bemfica
Existem mais motivos pra uma empresa não adotar o SO mais recente do que comprar as licenças. Facilidade de usuário (muita gente que usa o XP usa o tema clássico, similar aos Windows anteriores, por não se adaptar ao Luna - que dirá Windows Vista e 7) - imagina ter que ensinar todos os funcionários a usar Windows 7 -, compatibilidade de aplicativos - o exemplo do Conectividade Social mostra tudo -, além de precisar comprar máquinas novas para rodar satisfatoriamente o sistema (ok, o 7 roda até num Pentium 2 - sério: http://migre.me/4Jor0 - mas e se fossem atualizar as máquinas pro Vista usando um Celeron D e 256 MB de RAM?) - então não só dinheiro, mas praticidade e eficiência também pesam nisso.
@daniloboros
Hahhahahaha, não contem pra ninguém, mas vou contar um segredinho: Aqui em Curitiba - PR, a RPCTV(afiliada a Rede Globo daqui do Paraná) ainda utiliza disquetes para copiar a programação dos comerciais para os sistemas de exibição de comerciais.
intxx0
Considerar o Chrome como baixa capacidade tecnologica eh um erro, pois o suporte dele segue as tecnologias mais recentes
Caio Furtado
O título da notícia deveria ser: "Google toma vergonha na cara"
@mos_axz
Primeira vez que usei o Xp foi em 2002. Se você não tem condições de comprar um Os a cada 10 anos tem algo errado. A ideia de não te dar o programa que presta(IE9>FF4 abs)é para que as pessoas deem um jeito de largar um sistema tão atrasado. Software não é filho pra microsoft sustentar por 18 anos...
@mos_axz
O Navegador do android é ruim mesmo. Como uso o Dolphi HD(que eu acho que não tem versão pc) eu fico com o Chrome mesmo...
@mos_axz
"Este site é melhor visualizado no Internet explorer 6 e em resolução de 800x640"
@mos_axz
Ele é bom para os de medio desempenho tambem... XD
Rodrigo Fante
Deve ser pela quantidade absurda de usuários.
Danilo Iannone
o Chrome é ótimo para computadores de baixo e alto desempenho, recomendo a instalação
@AntonioVeras
Infelizmente aqui no trabalho somos reféns do IE, pois alguns sites de seguradoras só funcionam nele. Várias seguradoras já se atualizaram, mas a que nós mais usamos continua só funcionando no IE. Pelo menos usamos o IE 8, mas ainda temos que nos valer do recurso de compatibilidade que documentos sejam exibidos de forma correta. FUUUU!!!
Exibir mais comentários