iWork chega ao iPhone e iPod Touch

Apple anuncia Pages, Keynote e Numbers para iOS.

Thássius Veloso
Por
• Atualizado há 1 semana

A central de comunicação da Apple não para. Foi anunciada a disponibilidade dos aplicativos do iWork para iPhone e iPod Touch, além dos tradicionais aplicativos para o iPad. Usuários podem comprar o Pages, o Keynote e o Numbers diretamente a partir da App Store, onde cada um dos apps custa US$ 9,99.

O anúncio chega na mesma manhã em que a Apple confirmou o lançamento da plataforma iCloud durante a WWDC, sem falar no Lion e no iOS 5. Com a informação de que o iWork chega aos dispositivos menores da maçã, está completa a festa que a empresa planeja promover para seus próprios produtos de software a partir do dia 6 de junho, próxima segunda-feira, quando a WWDC começa.

Pages e Numbers no iPhone (imagem: divulgação)

Pages, Keynote e Numbers, para quem não sabe, são os equivalentes da Apple ao Word, PowerPoint e Excel. Podem ser considerados a suíte mais básica de produtividade que a Apple disponibiliza para seus consumidores atualmente, com editor de texto, criador de apresentações e gerenciador de planilhas.

Essa é a primeira vez que o iWork chega ao iPhone e ao iPod Touch. Os apps já existiam em uma versão mobile, mas apenas para iOS do iPad. De acordo com a Apple, os aplicativos são compatíveis com iPhone 4, iPhone 3GS e iPod Touch (3ªG/4ªG). Quem comprou algum dos softwares para o iPad pode ficar tranquilo, pois o iTunes vai baixar a versão também para os dispositivos menores da Apple.

Edição de apresentações no Keynote para iPhone 4 e iPod Touch (imagem: divulgação)

“Agora você pode usar o Keynote, Pages e Numbers no iPhone e iPod Touch para criar apresentações, documentos e planilhas incríveis bem na palma da sua mão”, afirma Phil Schiller, o líder de marketing da Apple, em comunicado. De acordo com Schiller, a tecnologia de Retina Display será um diferencial para exibir documentos de qualidade na tela dos portáteis.

Pelo que a companhia informou sobre o assunto, os três aplicativos são completamente funcionais. Ou seja, não servem apenas para visualizar documentos, mas também para cria-los, como se o consumidor estivesse no computador de casa. Provavelmente tem todas as limitações de um visor menor que o mínimo de 13 polegadas que um MacBook apresenta, mas ainda assim deve ser uma boa opção para quem depende desse tipo de documentos.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Relacionados