Início » Arquivos » Jogos » Console brasileiro Zeebo pode ser descontinuado

Console brasileiro Zeebo pode ser descontinuado

Avatar Por

Você provavelmente não já deve ter ouvido falar do Zeebo, o console brasileiro criado de uma parceria entre a fabricante de chips Qualcomm e a TecToy. Ele foi lançado em 29 de maio de 2009 e seguia um modelo intrigante de venda de jogos, usando a rede 3G embutida no console. Hoje, porém, dois dias antes de completar dois anos no mercado, uma multidão de seis pessoas chorou com a notícia de que o console pode ser descontinuado.

Segundo o que disse um funcionário da ZIS (empresa responsável pelo Zeebo) ao UOL Jogos, a Qualcomm encerrou a parceria que tinha com a TecToy essa semana e não vai mais investir um centavo do dinheiro próprio. Como a Qualcomm era uma grande investidora da ZIS, que não só é responsável por fabricar o hardware como também responsável por desenvolver os games, corre o risco de ser fechada.

O funcionário não-identificado ainda disse que um dos motivos pelo qual a quebra da parceria ocorreu foi porque a plataforma de desenvolvimento de jogos do Zeebo era pesada demais e o chip da Qualcomm não aguentava o tranco. Quando a ZIS decidiu mudar pra a plataforma Android, a empresa de chips teria perdido o o interesse.

Se a notícia for confirmada, descanse em paz Zeebo, o único console genuinamente brasileiro que nunca conseguiu um lugar direito no mercado mas pode ter falecido tentando. E aos funcionários da ZIS que perderam seus empregos, nossa solidariedade.

Além do Brasil, aliás, ele também é vendido no mercado mexicano e chinês. Se você encontrar algum nas prateleiras, compre. Ele corre o risco de se tornar um item de museu no futuro.

Com informações: UOL Jogos.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

lu

e mas o mario do zeebo era melhor q dos outros consoles

alexzebigode
projeto estúpido, só pode ter ideias políticas por trás. Não é possível que alguém lance isso no mercado, na época que foi lançado, achando que teria alguma chance de sucesso. Tem outros "interésses" como diria Brizola.
Danubia
Bem eu tenho um Zeebo,e estou puta com tudo isso,agora tenho um video game q não funciona... Que merda....
Vitor
Uma vez (não me lembro como) meu primo entrou no sistema de controle do Zeebo! Era uma tela cinza com vários ícones. Se me lembro bem nenhum deles funcionava e após desligar o console, ele nunca mais ligou.
fernando lima
o problema PRINCIPAL do projeto nao foi o projeto em si minha gente, oque matou o zeebo foram a grande quantidade de jogos ruins e ultrapassados que tinham em sua biblioteca de jogos, sem contar com os "remakes" e jogos porteados de celular para o zeebo. so posso falar aqui do brasil, mas falo firme, quem foi a grande responsavel pela discontinuaçao do zeebo foi a tectoy que em sua equipe tinham grandes modeladores e grandes programadores mas para prejudicar tinham pessimos Testers(QA) e NAO TINHAM Game Designers!!! qual a grande sacada dos jogos da nintendo?!?! quem ajuda a nintendo a ocupar o lugar que ela ocupa hoje?!?! OS JOGOS!!!!!! e quem tem as ideia dos jogos como Super Mario, Zelda, Pikimin, Star Fox, Donkey Kong... SHIGERU MIYAMOTO!!! ele que programa o jogo...NAO! ele que modela o jogo......NAO! entao oque ele faz que é tao importante pra nintendo?!?!?!?!?! GAME DESIGNER !!1!1!!!1! ele é o cara que tem a ideia do que o jogo se trata, se é divertido, se tem historia legal, se é de açao, rpg, tiro... ou seja a diferença entre Super Mario e Counter Strike é o metodo que o game designer usou para aplicar a sua ideia(
@ric_bnu
Tem no comprafacil por 280 pilas e no ML por 200. Pra ficar na "legalidade", e agradar um criança que nunca viu um next gen (ou current gen btw).. acho que serve.
j2k
desde quando o Wii tinha essa proposta??? De onde tirou isso???
Rafael The Mist
Você achou essa preço em que lugar? O Zeebo custa 299,00 em qualquer "boa loja do ramo". :/ Outra: comparar com jogo pirata é dose e é lamentável.
@romulopfarias
Sim, mas por exemplo, a Nintendo tinha lançado TODOS os Resident Evil pra GameCube... Aí o 1 foi relançado pro Wii, o Zero e o 4 (inclusive a IGN mesmo recomenda jogá-lo no Wii, e realmente é uma experiência única). "E no mundo?" Wikipedia diz: "Nos EUA, o GameCube vendeu 13 milhões de unidades, ficando na 3ª colocação, atrás do Xbox (15 milhões) e PlayStation 2 (42 milhões). Mas na Europa, Japão e Brasil, o console garantiu o 2º lugar, atrás somente, do PlayStation 2." Ou seja, não foi um fracasso :) Mas a Sony não fez isso direito, tendo em vista que tirou a retrocompatibilidade com o PS2 do PS3. Já o Wii é um GameCube na íntegra por dentro. Quanto a tática, comigo foi o oposto haha. Não nego que tenho meu HD no Wii e trocentos jogos nele, mas pelo fato de "comprar um Wii e levar um GameCube", me fez comprar os jogos que me interessavam todos originais, e estou curtindo aos montes! Até porque (isso é uma vantagem do Memory Card) levo o jogo, controle e memory card comigo, qualquer lugar que tiver Wii ou GameCube posso continuar meus jogos numa boa (isso inclui parentes no final de semana uhauha).
Caio Furtado
Eu tinha ouvido falar nele já, e numa loja de brinquedos num shopping aqui perto tinha ele para as pessoas poderem jogar. Joguei uma cópia muito mal feita de Crash Team Race e bom... Acho que realmente merece ser descontinuado, por mais que eu ache que o mercado brasileiro necessite de incentivos.
Gabriel
Gostei de muitos jogos do Saturn, nem por isso deixou de ser um fracasso de maneira geral... ;) "GameCube vendeu mais que Xbox no Brasil…" E no mundo? E claro: se os games eram compatíveis, não havia nenhum motivo para relançar os mesmos jogos. Seria o mesmo que pedir para relançarem todos os títulos originais de sucesso do PS1 pro PS3 (falo dos originais, não de suas continuações). Sem falar que a tática utilizada pela Nintendo nesse caso é a mesma da Sony, fidelizar o jogador que já possui um de seus consoles a comprar outro mais moderno, sem perder seus jogos.
Gabriel
Alexandre, você não leu meu comentário todo (ou, se leu, não entendeu)...
Fernando Mossmann
Essa foi a primeira vez que vi algo sobre o Zeebo! Tanto que pensei:"WTFH?! Existe console brasileiro? O.o"
@romulopfarias
Ta doido? GameCube vendeu mais que Xbox no Brasil... Além disso, de fracassado não tem nada. Tanto é que o Wii é um GameCube melhorado, e por isso é 100% compatível. (Tanto é que, se você colocar um jogo de GameCube original (não funciona com genéricos, só se for desbloqueado por chip e ainda assim alguns jogos ficam sem som), ele desabilita porta USB, Wifi, Bluetooth, SD e memória interna (tudo que o Wii tem de recurso a mais que o Cube), sendo necessário controle de Cube + Memory Card. É tão fracassado que me fez comprar 20 jogos originais no Ebay pra curtir jogos épicos que não sairam pra Wii (RE2, RE3, Code Veronica, Luigi's Mansion, MegaMan X Collection, Mario Sunshine, Sonic Mega Collection, etc). Pra quem gosta de jogos próprios desses consoles, o Game Cube é foda! Mas assim como o Wii, é um excelente complemento de um VG "next gen".
gokernel
[quote] O funcionário não-identificado ainda disse que um dos motivos pelo qual a quebra da parceria ocorreu foi porque a plataforma de desenvolvimento de jogos do Zeebo era pesada demais e o chip da Qualcomm não aguentava o tranco. [/quote] Alguem sabe informar em que linguagem era desenvolvido games para o Zeebo ? Se for concorrer com C/C++(com hardware inferior) é pedir para fazer um "slide show". gokernel
Exibir mais comentários