Quando a Microsoft anunciou a compra do Skype, muitos ficaram preocupados com a possibilidade da empresa cessar o suporte a sistemas operacionais e plataformas diferentes do Windows. E, infelizmente, parece que é exatamente isso que pode estar acontecendo: em comunicado oficial, a Digium informou que o produto Skype para Asterisk não estará mais disponível para venda ou ativação…

"Aqui é Linus Torvalds, e se você está lendo isso, VOCÊ é a resistência"

Apesar de representantes da Microsoft assegurarem e prometem ajoelhados no milho que a empresa iria “continuar a investir e suportar clientes do Skype em plataformas que não são controladas pela empresa” (como visto aqui), na prática a história parece ser outra. E a primeira vítima parece ser o Skype para Asterisk, uma solução que permitia conectar o Asterisk à rede do Skype, através de um código proprietário cedido pelo Skype.

Segundo o comunicado oficial feito pela Digium, o Skype decidiu não renovar o acordo que permitia o uso desse código proprietário. Tornando, portanto, impossível a comunicação entre os serviços. Assim, não resta nada a não ser encerrar novas vendas e renovações da solução.

Felizmente, clientes que já compraram a solução não ficarão a ver navios: segundo acordo prévio, mesmo que o Skype decidisse encerrar a parceria a empresa continuaria prestando suporte e mantendo a comunicação entre os serviços por pelo menos dois anos. Tempo mais do que suficiente para as empresas buscarem alternativas e mudarem sua infraestrutura.

O Asterisk é uma solução Open Source de PBX via VoIP, muito usado em empresas que querem economizar em telefonia para Call Centers e Help Desks, além de várias outras finalidades. Com o Skype para Asterisk, o serviço conseguia se conectar à rede Skype como um cliente nativo, e assim os usuários de uma rede podiam ligar para usuários de outra rede sem custos.

Ainda não foi confirmado se essa decisão veio a mando da Microsoft, nem mesmo se faz parte do processo de compra, ou se foi apenas uma decisão estratégica da Skype. Mas é um pena que isso esteja acabando.

Não custa nada lembrar, a Microsoft também possui uma solução (proprietária, claro) de comunicação via internet, chamada Lync. Será que veremos uma maior integração entre ele e o Skype em breve?

Com informações: Linux Magazine.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Sysmetall
Agora babou! MSN para Android e iOS é um lixo. A Microsoft nÃo se garante de jeito nenhum. O Google está ensinando como se faz a coisa toda. Agora na compra do Skype a solução mais provável será o Google Voice ou Gtalk. Não sei ao certo como vai ficar esta história. Mas já fiz uma cacetada de amigos migrarem para o Gmail. Lá posso manter um contato mais eficaz.
@MasterWebInter
"Felizmente, clientes que já compraram a solução não ficarão a ver janelas: [..]"
Breno Caldeira
Concorrentes do Skype, essa é sua hora! :D E justo agora que a Google anunciou Videochat em grupo?! Ai ai... depois reclama :D
@Cobalto
Vi num artigo (nem lembro o site, vi pelo celular rapidão e tão) que a Skype já tinha planos para cancelar essa integração, e acordo com eles a única coisa que a Microsoft fez foi seguir com o plano, já que ela dava menos importância que a Skype independente. Ou algo parecido.
@brunogdb
Não estou gostando nada disse O.o
ricardo
Que venha logo a solução VoIP do Google Voice.
@themysteryweb
Começou... Daqui a pouco vai ter, Skype Home Basic, Skype Ultimate, Skype Professional... Espere e verá!
Fernando Mossmann
Não duvido nada! Se preparem para a nova versão, que será Sky.Net! RUN TO THE HILLS!
@thiagoleite
Skype para Linux sendo cancelado em 3, 2, 1...