Início » Arquivos » Internet » Google anuncia People Widget para Gmail

Google anuncia People Widget para Gmail

Avatar Por

O Gmail é um serviço de e-mail bem completo, mas sempre há alguma coisa a melhorar. O Google sabe desse detalhe e por isso anunciou hoje uma nova funcionalidade pro serviço, chamada People Widget. Ela é uma caixa de informações dinâmicas que fica na barra à direita da mensagem e mostra detalhes sobre a pessoa que a enviou, como as últimas mensagens, documentos compartilhados e outros.

Essas características são bastante similares às do add-on para navegadores chamado Rapportive, que surgiu originalmente em 2010, e às do add-on para Outlook chamado Xobni, que faz basicamente a mesma coisa. Tão similar que não duvido que pode ter servido de inspiração para o Google criar o People Widget.

O People Widget também traz um recurso que já está ativo desde 2007 mas ainda não migrou para o cliente oficial, o Google Talk: as conversas em grupo. Com ele é possível conversar com até diversas pessoas (o Google não diz ao certo quantos) e possivelmente até conversar com elas em vídeo.

Assim como todas as funcionalidades novas, o Google não aperta um botão e ela aparece magicamente para todos. O People Widget vai ser ativado gradativamente para todos os usuários do Gmail durante as próximas duas semanas.

Atualização às 17:09 | Diferente do que dissemos antes, a funcionalidade de bate-papo em grupo já existia desde 2007, ela apenas será facilitada com o People Widget. O texto do artigo foi alterado para refletir essas informações.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Fredson Sousa
Bem lembrado Breno
Fredson Sousa
Funcionando! Apareceu aqui também um novo marcador nativo - Importante - com direito a botão exclusivo na barra de menu
Caio Furtado
Adorei o widget, ficou bem mais simples agora.
gsctt
Se o widget ficará à direita das mensagens, onde serão postos os anúncios?
Kaitos
Quando vão melhorar o gtalk? Seria muito grato por uma atualização.
EDI LOPES
BOSTA DE MAC nao tem talk pra mac.
Rodrigo Ghedin
Não li nada sobre vídeo chamada em grupo... Isso foi confirmado mesmo, Rafa? Ah, e o Breno tem razão. Bate-papo em grupo existe há muuuuuuuito tempo. []'s!
Breno Caldeira
Vale lembrar que o chat em grupo já existe há muuuuito, muuuuuito tempo :D Só que agora tá mais bonitinho o botão de invite. A novidade mesmo é o videochat em grupo.
@leoberto
Vão atualizar o client do GTalk com a função de conversa em grupo, ou vai ser só a versão online?
Rafael
mto bom! mas será q atinge o gtalk pra android?
@anytitleyoulike
antes tarde que nunca. só falta ativar essa função pelo gtalk 'fisico' pra ficar melhor ainda.
@teaaaaa
o developer do minimalist gmail já disse q vai suportar (a remoção) do people widget: https://twitter.com/#!/anstosa/status/73835980104269824