Hoje a conhecida fabricante de chips Qualcomm mostrou o que tem nos planos para processadores de smartphones atuais e futuros. O principal modelo da empresa, o Snapdragon, vai ser o carro-chefe para os próximos anos deve aparecer em diversos modelos de dispositivos moveis ao longo dos meses. Esse modelo vai receber atualizações esse ano que devem deixá-lo ainda mais interessante para fabricantes de tablets e dispositivos móveis.

A linha MSM 8×55 do Snapdragon já está no mercado há algum tempo e é usado em smartphones de alta performance e tablets e tem clock que pode chegar a até 1,4 GHz. Já o modelo MSM 8×60 do Snapdragon é o que está chegando agora para os consumidores, estreado no HP Touchpad, anunciado em fevereiro, e também no HTC Sensation, ambos já estão sendo vendidos nos EUA.

O diferencial da linha MSM 8×60 está no gerenciamento de núcleos que a Qualcomm incluiu neles. Esse é o primeiro processador dual-core com núcleos assíncronos do mercado. O que isso quer dizer e que cada um dos núcleos do processador conseguem ter velocidades diferentes, o que tem potencial para economizar bateria do dispositivo. Cada core tem capacidade para até 1,5 GHz.

Mas o que é mais interessante mesmo são os modelos MSM8930 e MSM8960 do Snapdragon, que devem aparecer em dispositivos móveis no ano que vem. A Qualcomm não revelou qual é qual, mas um deles vai ser dual-core e terá clock de 1,7 GHz e o outro vai ser o primeiro quad-core da empresa, com clock de 2,5 GHz.

Ao todo, a Qualcomm diz que os novos chips devem aparecer em 30 modelos de tablets diferentes e outros 100 smartphones. Obviamente, a empresa não pode revelar quais são.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Petter
O hoje do presente já foi o futuro do passado de ontem, então as empresas estão fazendo algo hoje, só que no hoje do futuro que será o presente do presente para depois ser o passado do presente que hoje é o presente do futuro.
Alexandre
prevejo pequenos servidores ambulantes em 2 anos >< quad core é muita coisa pra cabeça!!
C. Emanuel Laguna Jr
Sucesso aí! 8-)
Rafael Silva
Opa, foi a pressa. O post foi corrigido e eu vou olhar o outro também. Valeu! o/
C. Emanuel Laguna Jr
Desculpe observar este detalhe, caro Rafael, mas o separador decimal utilizado no idioma português é a vírgula, ou seja, o tal processador ARM possuiria freqüência de 2,5 GHz… Quando tu puderes, poderia ver aquele outro “conserto” em outro post? ;-)
@rmoni3000
auhuhahuauhauhauhhu BOOOOOOOOA! e os computadores quanticos quando chegam? quero um de 1giga quobits :P AAUHUHAHUAUHAUH
Fredson Sousa
Bem lembrado
Caio Furtado
E a bateria de plutônio, vem quando?
@cristianotonel
Não exagera...
bmFbr
Será que agora é o ARM encostando no x86? A seguir, cenas dos próximos capítulos.
bmFbr
Calma rapaiz, não precisa gritar Oo
@bestknighter
Relaxa cara, isso é uma previsão de onde vai estar a tecnologia deles se as pesquisas continuarem do jeito que esperem. Eles não estão dizendo que já existe e só vão divulgar em algum(ns) ano(s).
RodrigoKrZ
Lei de Moore???
RodrigoKrZ
Jamais! Acho beeeeeem difícil. Pode até ser pra quem usa pra coisas básicas, como internet, planilhas, edição de texto e etc. Mas a possibilidade de ver um desenvolvedor web criar um site num tablet, muito menos alguém criar e editar conteúdo multimídia com Sony Vegas e Flash...
Fco599
ESTOU DE SACO CHEIO DE TODAS ESSAS EMPRESAS FICARAM ENROLANDO AS PESSOAS PROMETENDO COISAS INCRIVE, MAS SOH PRA 2012, 2013. POH MOSTREM COMPETENCIA E FAÇAM ALGO HOJE
Exibir mais comentários