Hoje a conhecida fabricante de chips Qualcomm mostrou o que tem nos planos para processadores de smartphones atuais e futuros. O principal modelo da empresa, o Snapdragon, vai ser o carro-chefe para os próximos anos deve aparecer em diversos modelos de dispositivos moveis ao longo dos meses. Esse modelo vai receber atualizações esse ano que devem deixá-lo ainda mais interessante para fabricantes de tablets e dispositivos móveis.

A linha MSM 8×55 do Snapdragon já está no mercado há algum tempo e é usado em smartphones de alta performance e tablets e tem clock que pode chegar a até 1,4 GHz. Já o modelo MSM 8×60 do Snapdragon é o que está chegando agora para os consumidores, estreado no HP Touchpad, anunciado em fevereiro, e também no HTC Sensation, ambos já estão sendo vendidos nos EUA.

O diferencial da linha MSM 8×60 está no gerenciamento de núcleos que a Qualcomm incluiu neles. Esse é o primeiro processador dual-core com núcleos assíncronos do mercado. O que isso quer dizer e que cada um dos núcleos do processador conseguem ter velocidades diferentes, o que tem potencial para economizar bateria do dispositivo. Cada core tem capacidade para até 1,5 GHz.

Mas o que é mais interessante mesmo são os modelos MSM8930 e MSM8960 do Snapdragon, que devem aparecer em dispositivos móveis no ano que vem. A Qualcomm não revelou qual é qual, mas um deles vai ser dual-core e terá clock de 1,7 GHz e o outro vai ser o primeiro quad-core da empresa, com clock de 2,5 GHz.

Ao todo, a Qualcomm diz que os novos chips devem aparecer em 30 modelos de tablets diferentes e outros 100 smartphones. Obviamente, a empresa não pode revelar quais são.