Início / Arquivos / Celular /

Microsoft aposta em instalação remota de apps no Windows Phone 7

Qualquer semelhança entre Android Market e WP7 Marketplace não é mera coincidência.

Thássius Veloso

Por

Notícia
Achados do TB Achados do TB

As melhores ofertas,
sem rabo preso 💰

De todas as (supostas) 500 novidades que o Steve Ballmer prometeu para o Windows Phone 7 “Mango”, uma delas passou despercebida pela maioria dos sites de tecnologia. É o seguinte: a MS confirmou que vai seguir o mesmo estilo do Android Market e habilitar a instalação remota de aplicativos na próxima atualização da plataforma móvel.

“A versão baseada na web do Marketplace vai ser lançada com o novo sistema no fim do ano e dará aos consumidores outra maneira para descobrir apps e jogos excelentes”, escreveu Todd Brix, o diretor sênior do WP7 Martketplace.

Futura versão do Windows Phone 7 Marketplace baseado na web

A experiência tende a ser similar àquela apresenta no site do Android Market, que foi completamente reformulado nesse ano. Depois de fazer login na loja, é bem simples de escolher os aplicativos e mandar que sejam instalados no smartphone, a partir de uma lista que o próprio Google fornece.

No Marketplace, a conta do Windows Live ID associada ao aparelho rodando Windows Phone permitirá fazer a instalação remota dos aplicativos. Para os apps pagos, o cartão de crédito automaticamente vai adicionar o valor na próxima fatura. Um histórico de downloads bastante inteligente promete dar ao usuário a chance de reinstalar aplicativos caso ele troque de aparelho, por exemplo.

Até onde sei, o Google utiliza um protocolo exclusivo para realizar a instalação remota de aplicativos no Android. A Microsoft, pelo contrário, vai adotar o SMS e o e-mail para esse fim. O SMS ao menos já é usado dentro da plataforma Windows Phone quando o usuário acessa a ferramenta de localizar o aparelho a partir da página no Live com esse fim.

De acordo com a Microsoft, a loja baseada na web do Marketplace vai permitir que os usuários adicionem avaliações e notas para os apps, além de recomendá-los nas redes sociais.