Microsoft mostra update ‘Mango’ para WP7 e anuncia planos para o Brasil

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 4 dias

Hoje a Microsoft anunciou oficialmente a próxima versão do seu sistema operacional móvel, o Windows Phone 7. A atualização recebeu o codinome Mango e, segundo o próprio Steve Ballmer, conta com mais de 500 novas funcionalidades. Em um evento hoje para a imprensa, a Microsoft demonstrou algumas delas e aproveitou também para falar dos planos que têm para apresentar o seu sistema no Brasil.


Dentre as mais de 500 novidades da atualização estão uma nova interface de capa, que exibe ainda mais informações do que antes. Além de só mostrar um fundo de tela, o WP7 Mango traz também informações como número de mensagens, eventos próximos no calendário e até a capa do álbum de músicas.

Os blocos de informação, que é a interface pela qual o WP7 é conhecido, também ganharam um novo toque estético. Os programas de e-mail, clima passaram a ser blocos dinâmicos, que mostram informações sobre novas mensagens ou a temperatura de uma cidade sem a necessidade de abrí-las.

Windows Phone 7 ficou mais sociável

Com o update Mango, a Microsoft traz pra o WP7 uma certa unificação de todos os meios de contato de uma pessoa, permitindo assim que seus usuários conversem com eles por diversos meios ao mesmo tempo, variando entre entre SMS, Windows Live Messenger ou chat do Facebook.

O Facebook, aliás, é só uma parte da integração de redes sociais que o Windows Phone 7 mango traz. Ele também passou a contar com uma integração do Twitter e Linkedin direto nos contatos. Dessa forma basta que o usuário ligue os perfis aos seus contatos e automaticamente o seu perfil dentro do telefone será atualizado com os últimos posts.

Com todas essas conexões, o sistema pode se tornar um ladrão de banda tão grande quanto o Android, o que é particularmente ruim no Brasil, onde planos de 3G contam com limites de banda risíveis. Então quero ver qual tipo de configuração de rede a Microsoft vai colocar no Windows Phone 7 para evitar o estouro do limite mensal.

Internet Explorer 9 aparece no WP7

Junto da atualização Mango, a Microsoft também traz pela primeira vez o Internet Explorer 9 para uma plataforma móvel. Ele vem com suporte nativo aos chips gráficos dos aparelhos com o Windows Phone 7, mesmo que variem bastante de fabricante. Isso não só permite a renderização mais rápida de paginas como também dá suporte até ao HTML5.

Internet Explorer 9 roda um vídeo em HTML 5 | Clique para ampliar

Aos que estavam esperando o suporte ao Flash, continuem sentados. Não vai ser nessa versão do sistema que virá o suporte ao famigerado plugin da Adobe. Mas não ache que a Microsoft vai favorecer a tecnologia concorrente: o Silverlight também foi deixado de fora.

Chegada ao Brasil

Apesar de estar presente oficialmente em 35 países ao redor do mundo, foi apenas agora que a Microsoft anunciou a chegada do seu sistema no Brasil. O Windows Phone 7 Mango vai ser o primeiro a ser vendido totalmente traduzido para o português brasileiro e está previsto para começar a aparecer em aparelhos até o final do ano.

Ao ser questionada sobre quais fabricantes e operadoras venderiam aparelhos com o sistema no país, a Microsoft se limitou a comentar que os acordos são feitos entre elas e por isso não pode dar datas exatas.

Outro detalhe da chegada do sistema no país é a criação de um Centro de Excelência do Windows Phone, o primeiro do mundo. Ele foi criado em parceria com o Instituto Eldorado e vai servir para ajudar desenvolvedores a criarem seus aplicativos para o sistema, aconselhando-os em termos de planos de negócios e um apoio em geral.

Desenvolvedores brasileiros que tiverem algum interesse em publicar seus aplicativos na plataforma poderão usar as novas ferramentas de desenvolvimento para o mango que foram liberadas hoje. A divisão dos lucros é a mesma de outras plataformas: 70% para os desenvolvedores e o resto fica na Microsoft.

Quando questionado sobre a possibilidade de venda de jogos no Windows Phone Marketplace, a Microsoft só disse que sua loja de aplicativos é global e está sujeita a restrições apenas dos EUA. Ao que parece eles vão seguir a mesma regra do Google e vender jogos no mercado brasileiro sem se importar com as restrições impostas pelo Ministério da Justiça e que impedem a Apple de fazer o mesmo.

Essas são apenas algumas das novidades do Windows Phone 7 codinome Mango. Veja de perto nesse outro post algumas das novas funcionalidades rodando em um HTC com o sistema.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Canal Exclusivo

Relacionados