Início » Arquivos » Antivírus e Segurança » Windows 7 cresce, mas XP continua sendo o sistema mais contaminado da Microsoft

Windows 7 cresce, mas XP continua sendo o sistema mais contaminado da Microsoft

Avatar Por

O Windows 7 é motivo de muita felicidade para a Microsoft, mas pode se tornar uma preocupação nos próximos meses. Conforme o sistema vem aumenta sua base de usuários, as ocorrências de vulnerabilidades registradas em máquinas rodando o sistema mais atual da empresa de Steve Ballmer também sobem bastante.

Área de trabalho do Windows 7

Vendas aumentando, problemas idem

De acordo com um estudo divulgado pela Microsoft referente ao segundo semestre de 2010, houve aumento de 33% na taxa de máquinas infectadas rodando o Windows 7 32-bit. No total, existe a proporção de 4 máquinas infectadas para 1.000 computadores rodando Windows 7.

O Windows 7 64-bit se sai melhor nesse quesito. A mesma Microsoft verificou uma proporção de infecções de 2,5 máquinas com esse sabor do Windows para cada 1.000 computadores verificados. Pode parecer pouco, mas cabe lembrar que o Windows 7 está instalado em milhões de PCs ao redor do mundo (e a tendência é aumentar mais e mais, enquanto a MS segue no desenvolvimento do Windows 8 – nome improvável do produto).

Entre os sistemas Windows mais recentes, o XP com Service Pack 2 continua sendo o mais problemático. Ele aparece em primeiro lugar no ranking de ocorrências de vulnerabilidade da Microsoft, com 19,3 máquinas problemáticas por 1.000. Em seguida, de novo o Windows XP, dessa vez com o SP3, tem 15,9/1.000 máquinas infectadas.

De modo geral, pode-se observar que os sistemas de 64-bit registram uma taxa de máquinas infectadas menor. Esse fato possivelmente se deve a dois motivos: as particularidades da arquitetura de 64-bit, que tende a ser mais complexa, e a adoção menor dessa tecnologia pelos usuários. São apenas chutes meus, no entanto.

Com informações: Windows 7 News.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Videira
Concordo! muitas vezes o pior vírus é o próprio usuário.
Lucas
Sou quase a favor do comentario do @Vaila. Ninguém é obrigado a usar, compre um Windows (Home Basic ta uns 200,00) ou use um sistema livre. Não sou muito fã do Linux, mas se não posso utilizar sistema pago e genuíno, opto pela opção livre. O pior de tudo é o preço alto do Windows, mas se as pessoas parassem com a pirataria e então usassem Linux por não poder comprar um Windows que é caro, acho que a MS iria perceber o aumento de uso do Linux, motivo: preço. Ja na minha casa, tenho Windows em quase todos os PCs (um XP comprado em loja, um OEM e três gratuitos para estudante) só em um PC que utilizo Linux por não querer comprar uma licença Windows.
j2k
aleluia! desta vez não arrumaram um jeito de falar dos sistema da Apple numa notícia sobre Windows! :)
@vaila
Thiago Sabaia, Você não é obrigado, Você tem a opção de usar Ubuntu Ultimate Liberty Edition. Use e se liberte dessa obrigação. A menos que você use algo muito específico que só rode no Janelas.
Thiago Sabaia
Eu gosto do Mac,mais como não tenho dinheiro para comprar um,sou obrigado a usar o Windows 7 Ultimate Pirata Edition.
Marcos
Tenho o XP numa maquina velha aqui apenas pra usar o eMule e o Microsoft Train Simulator que eu gosto muito. De resto, desde que comprei meu Mac...
C. Emanuel Laguna Jr
O meu Office 2010 é 64 bits, mas não senti nenhuma diferença com relação ao 32 bits, exceto que a versão 64 bits do Office 2010 tem que ser instalada manualmente do DVD, ou seja, ao colocar o DVD original, quem roda automaticamente é o 32 bits. O interessante é ver que cada um deles caberia num CD, mas como o DVD inclui as duas versões… De qualquer forma, também não senti diferença notável e olha que uso as duas licenças.
Flavio
Eu acho que a MS deveria se preocupar menos com a aparência do sistema (que ela tenta deixar semelhante ao MAC, mas não chega nem aos pés) e prestar mais atenção na questão segurança. Desde que o Windows existe há esse problema. Para um sistema usado no mundo todo. Até quando?
Guilherme Mac
Isso é verdade, mas quando usava Windows já peguei vírus simplesmente por entrar no site do departamento de matemática da minha facul. Não instalei nada, nem entrei em sites suspeitos, simplesmente entrei e fui contaminado.
@AntonioVeras
Todo mundo que não tem hardware para o 7 fala isso. E nem é preciso tanto. Lembro da mesma história na época da mudança do 98SE para o XP.
@brunogdb
Depois meus amigos querem por na minha cabeça que o XP é mais seguro e melhor que o 7, aham, senta lá.
@ReiVersuri
Eu recebo diariamente emails para atualizar os dados da conta nos bancos em que eu nem tenho conta. Uma coisa que a Microsoft poderia melhorar também é o filtro de Spam do Hotmail, é muita sujeira todos os dias. Tenho o Gmail e é muito bom.
Paulo Freitas
Windows XP sem nenhum Service Pack então... :P
Paulo Freitas
A própria Microsoft não ajuda muito, apesar de vender o Office para x86 e x64: Microsoft strongly recommends the use of 32-bit (x86) versions of Office 2010, Project 2010, Visio 2010, and SharePoint Designer 2010 applications as the default option for all platforms. Li isso dias atrás na página de downloads da MSDN.
C. Emanuel Laguna Jr
O novo Messenger chacoalha a janela para chamar a atenção do miguxo… Já é alguma cousa, não? :lol:
Exibir mais comentários