Os japoneses da Sony devem estar torcendo para que essa semana acabe rapidamente. Foram mais cinco dias (considerando que já são onze da noite na terra do sol nascente) de problemas relacionados à rede PSN, que ficou mais de 15 dias fora do ar. Para completar, ao menos um site desimportante de um escritório da empresa foi comprometido.

A empresa de segurança F-Secure detectou que um subdomínio da Sony na Tailândia na verdade leva o usuário para uma página cujo objetivo é muito simples: praticar o phishing. Em outras palavras, enganar os usuários para que informem dados importantes, que mais tarde serão usados pelos criminosos para os mais variados (e ilícitos) fins.

Página no site da Sony da Tailândia leva para tentativa de phishing (imagem: The Next Web)

O pessoal do Next Web fez o teste: acessou o e deu de cara com a página que você vê acima. Em italiano, pede que o usuário informe o seu usuário e a sua senha para entrar no sistema. O Google Chrome, espertinho que só, até mesmo alerta o usuário de que o site supostamente tenta práticas comuns do phishing.

Eu, que sou corajoso, tentei abrir a mesma página para conferir com meus próprios olhos do que se trata. Infelizmente, o máximo que consegui foi uma mensagem informando que a conta está suspensa e que ou o domínio foi “usado além da conta ou o revendedor ficou sem recursos”. Deve ter tanta gente tentando verificar mais um FAIL da Sony que o site saiu do ar.

Página está fora do ar neste momento

Se a Sony está trabalhando para resolver o problema? Boa pergunta.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Thássius Veloso

Thássius Veloso

Editor

Thássius Veloso é jornalista especializado em tecnologia e editor do Tecnoblog. Desde 2008, participa das principais feiras de eletrônicos, TI e inovação. Também atua como comentarista da GloboNews, palestrante, mediador e apresentador de eventos. Tem passagem pela CBN e pelo TechTudo. Já apareceu no Jornal Nacional, da TV Globo, e publicou artigos na Galileu e no jornal O Globo. Ganhou o Prêmio Especialistas em duas ocasiões e foi indicado diversas vezes ao Prêmio Comunique-se.

Canal Exclusivo

Relacionados