Início » Arquivos » Celular » Nokia tem pior venda de celulares desde 1997

Nokia tem pior venda de celulares desde 1997

Ainda assim, finlandesa permanece como maior fabricante de dispositivos móveis do mundo.

Avatar Por

A empresa de pesquisas Gartner divulga nessa quinta um novo apanhado de dados referentes ao mercado de celulares no primeiro trimestre do ano. O destaque fica por conta da Nokia, que atingiu a sua participação de mercado mais baixa desde 1997, quando ainda nem existia uma coisa muito importante nos dias de hoje chamada “smartphone”.

De acordo com a companhia, 427,8 milhões de celulares (ou seja, smartphones e não-smartphones) foram vendidos no período que vai de janeiro até março de 2011. Houve aumento de 19% nesse total, se comparado com o primeiro trimestre de 2010.

A Nokia vendeu sozinha 107,5 milhões de unidades de celulares. A finlandesa continua como líder absoluta desse mercado. A má notícia é que sua participação de mercado caiu 5 pontos percentuais para 25,11%, frente o mesmo período do ano passado. Além disso, a Gartner afirma que a Nokia chegou ao seu market share mais baixo desde 1997.

Pela análise da Gartnet, a Nokia vai diminuir “agressivamente” os preços de seus produtos em mercados onde as operadoras controlam os canais de vendas (isso inclui o Brasil). Tudo para manter a distribuição de aparelhos rodando Symbian enquanto seus primeiros aparelhos com Windows Phone 7 não são lançados.

Celulares vendidos no 1º trimestre de 2011 (fonte: Gartner)

A segunda maior fabricante de celulares é a Samsung, com 68,8 milhões de unidades vendidas, o que lhe dá 16,1% do mercado (-1,9 pp.). Em terceiro vem a LG, com 24,0 milhões de aparelhos (5,6%), seguida de perto pela Apple, que responde por 3,9% do mercado global (13,0 milhões de aparelhos vendidos).

Android lidera

Quando falamos especificamente de smartphones, não é surpresa que o Android apareça como líder. Na contabilização feita pela Gartner os dados são meio confusos, pois há sistemas (Android e iOS) misturados com companhias fabricantes de software (RIM). De qualquer forma, temos o Android na liderança com 36,0%. O crescimento do sistema do Google foi vertiginoso, visto que ele respondia por apenas 9,6% dos smartphones um ano antes.

Ainda resistindo bravamente, o Symbian aparece na segunda posição, com 27,4% dos smartphones. O iOS da Apple é terceiro colocado, com 16,8% (e 16,9 milhões de unidades vendidas no período).

Para a Gartner, o fortalecimento dos “ecossistemas” é fundamental para o sucesso de uma plataforma. “Toda vez que um usuário baixa um app nativo para o seu smartphone ou coloca seus dados no serviço de nuvem da plataforma, estão se comprometendo com um ecossistema específico e reduzindo as chances de trocá-lo por outra plataforma”, diz Roberta Cozza, a analista-chefe da empresa.

No total, foram vendidos 100,7 milhões de smartphones no primeiro trimestre de 2011 no mundo. Nada mal.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

tiago
Eu ainda acredito pessoal que a nokia ainda vai faser grandes modelos de aparelho os que tão saindo agora não tão com nada tudo uma merda mais da que pra 2015 as coisas vão mudar e mudar para melhor!!
Turdin
Nome da empresa? Nunca vi muita coisa nela não hein.
Guilherme Peternelli
Por mim foi um erro da Nokia não ter adotado Android. Ela tem muito mais nome pra celulares que Samsung, Motorola, etc. Ia liderar fácil.
Guilherme Peternelli
Foi por isso que ele disse "menos pior". Abs
vinicius
estou satisfeito c/ meu nokia #c3 ... kkkk só no twitter e msn ... e free .
Pedro
Por isso optaram usar Windows Phone nos novos smartphones e não Symbian.
Pedro
Então a Nokia tem que melhorar design e hardware? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA
Edu G.
Galera, realmente a Nokia vem deixando um pouco a desejar em seus aparelhos. Sempre fui fa da Nokia, mas acabei optando por outra marca na compra do meu primeiro smartphone. Tudo isso pq a interface dos Nokia ja ta meio defasada. Ta na hora de lançar novos icones, efeitos etc. Mas independente disso, Nokia é Nokia. Sempre cumprem oq prometem e se comprasse um Smart da Nokia tenho ctza q n me arrempederia.
Anderson Batista
É lamentável dizer isso, mas se a nokia não melhorar os seus designes e hardware ela vai ficar pra trás sim, se ela ainda esta no topo é por causa do celulares simples, mas em termos de Smartphone ela esta caindo no gosto dos usuários muito rápido, eu gostava muito do meu N95, depois que comprei um iPhone não quis mais saber de nokia. Esta é a realidade nokia, praticamente grande parte dos sites de tecnologias passam informações semelhantes a esta.
Anderson Batista
Sempre gostei da nokia, mais hoje estou satisfeito com iOS, posso usar um nokia como segunda opção, mas o hardware tem que melhorar também, por exemplo achei muito bom o N8, mas o processador deveria ser de 1Ghz para ficar a altura dos concorrentes, não me acostumei com WMobile, imagino porque não melhorar o Symbiam.
Pedro
Bem feito? HAHAHA Belém belém, nunca mais fico bem, até o ano que vem!!!
Almy Fróes
Bem feito! O symbian é ate estavel, mas ja caducou e a ovi store é um lixo! ps:Tenho um nokia e71
Eliezer
A NOKIA pode ter caido 5% em vendas mas pra deixar de ser a 1ª as outras vão ter de ralar muito !! a diferença da NOKIA pra Samsung é a soma da LG com a Apple!!
@superdereck
não sei a birra com android, eu tenho um e acho irado, amigo meu tem o windows phone (não sei se é o mais recente e é péssimo) outro detalhe, é google né, nem vamos entrar em qual empresa faz as coisas mais simples e funcionais... microsoft fail p.s. nada contra a nokia
Kadu
Pior? Você realmente acha que o desempenho da Nokia vendendo high-ends com Windows Phone 7 será pior do que vendendo Symbian? Eu duvido.
Exibir mais comentários