Há algum tempo um malware começou a atacar especificamente um sistema não muito usado mundialmente. Ao invés de mirar no Windows, essa ameaça ataca usuários de Mac OS X. Chamado de Mac Defender (com variante Mac Security), o malware precisa ser baixado e instalado voluntariamente pelo usuário antes que ele ofereça qualquer tipo de ameaça ao computador dele. E hoje foi revelado que esse é um dos motivos pelo qual a Apple não vai ajudar diretamente tais usuários.

O site ZDNet teve acesso a um dos artigos usados como guia para funcionários do setor de suporte da Apple. O guia fala como o funcionário deve agir caso um usuário de Mac tenha sido infectado pelo malware: não desinstalar nada.

O máximo que o suporte pode oferecer é direcionar o usuário a artigos indicando o que é esse tipo de ameaça, mas nenhum deles está autorizado a removê-lo ou a sequer confirmar se o computador foi infectado ou não. Além disso, o guia também diz que os funcionários de suporte não podem escalar o pedido para outro nível de suporte e nem enviar os usuários para uma loja física da Apple, pois nenhum dos funcionários da loja está autorizado a prestar suporte nesses casos.

Apesar de parecer uma política meio estranha essa de ‘não limpamos a sua sujeira’, eu entendo o porquê da Apple não querer ajudar usuários infectados. Se eles foram ingênuos o bastante para se contaminar, eles devem aprender a se limpar também. Ainda assim, uma política dessa soa bastante arrogante para uma empresa de tecnologia, principalmente porque diversas outras oferecem suporte, pago ou gratuito, para o mesmo tipo de problema.

Mas ei, quando o CEO da empresa é Steve Jobs, você meio que espera um pouco de arrogância ser passada nas atitudes, certo?

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

nascimento
Não defendo nem um e nem outro pois uso os dois pra necessidades diferente e aos poucos aprendo um pouco de cada no decorre da minha vida, pois e o que devemos fazer tentar usar o melhor do que eles podem nós oferecer pois pra isso serve a informática, nada mais que pra ajudar em nossos dias, se eu souber ajudo com prazer um leigo que pro simples momento de leseira ou tentando aprender faça a besteira de danificar sua maquina e ter e claro não ter vergonha de pedir ou tentar solicitar ajuda, o que adianta tratar mau uma pessoa que adquiriu um produto da sua empresa e quando ela necessita de ajuda a resposta e não, pode ter certeza e essa mesma pessoa não vai comprar mais e nem vai indicar pra outra pessoa ser tratada da mesmo forma por isso o mundo não vai pra frente por causa de pessoas arrogantes sem mais.
Renan
Nossa... que desgraça .... descobriram que tem uma meia duzia de vírus pra mac.... Acho que vou voltar correndo pro windows PQ WINDOWS NÃO TEM NENHUM VÍRUS NEM NENHUM MALWARE NEM NADA DO TIPO.... uahuhauhauhauhuahuhauhaua... Só rindo msm....
dayvid
VCs se esquecem q o mac os e um sistema UNIX, e so o super usuário tem permissão pra fazer merda. Ele segue o mesmo principio do linux ja q e o seu nucleo Darwin e aseado no UNIX BSD e no Mach e em 1999, a Apple se tornou a primeira empresa do setor de informática a tornar o desenvolvimento em código aberto parte fundamental de sua estratégia. Eu costumo dizer q o mac os e um linux "bunitim". Essa historia de virus pra mac e tao absurda quanto virus pra qualquer sistema unix , e possível mais improvável.
@sismil
Desde o momento que o OS pede sua senha para instalar algo "que você nem sabe do que se trata", tem mais é que se virar mesmo... ou você pensa que no mac você entra numa página e se infecta do nada... sem saber... isso é privilégio do windows... (só conheço windows, trabalho, e mac OS)
Newton
Usuários burros é o que mais se encontra por aí, uso PC a mais de 3 anos e NUNCA soube o que é ser infectado, bom conhecimento e interesse evitam isso. Mas a grande maioria se vc mandar tirar um print não saberá como fazê-lo, já vi até perguntarem em loja se o monitor tinha entrada para internet (:O)
J. Neto
Legal. Vou comprar um mac pra ficar o dia todo renderizando vídeo.
Gabriel
"E aqui, é claro, temos que observar que a Microsoft também não se responsabiliza por seus sistemas contaminados" Sim, ela NÃO se responsabiliza pelos sistemas PIRATAS nem sob licença OEM...
Jairo
Sem contar que ninguem tem win pirata aqui...
Irineu
Poxa bacana o usuário SABER Q ESTÁ INSTALANDO UM VIRUS VOLUNTARIAMENTE! No meu pc aqui eu vou la no Trojan.exe e me auto infecto hahahaha, tenho mais que me foder mesmo pra remover depois... Pena que não é bem assim que a coisa acontece... quem manja de pc e sabe se virar não faz este tipo de coisa! Quem cai nestes virus furados eh qm n sabe usar computador e estas pessoas que precisam de suporte técnico, mas o que a apple diz para estas pessoas? Se vira!
RedRailsDEV
Ok...tenta renderizar um vídeo no Linux ou Windows...ah lembrei aqui; nem suporte para determinadas placas dedicadas o Linux oferece, INDIFERENTE da distro... uso ubuntu e os/x e sim, Mac bate Linux e Windows...
@QG10g
Por isso comprar outro e não reinstalar, entenderam? Já que o suporte não vai ajudar mesmo o povo não tem escolha... formatar ou comprar outro, do jeito que o povo é esperto hoje em dia.
Marcos
Estou utilizando o Lion como único sistema no meu Mac ( apesar de uns bugs irritantes do Safari ). Mas desde que tenho mac ( desde o inicio de 2008 ) nunca tive problemas com virus. Aliás nem uso antivirus no XP que tenho instalado numa velha máquina que possuo aqui. Aprendi a usar os dois sistemas ao longo do tempo e a perceber quando algo pode ou não pode ser um virus. Claro que nem todo mundo ( nem usando Mac nem usando Windows ) sabe como evitar a contaminação do seu sistema. E aqui, é claro, temos que observar que a Microsoft também não se responsabiliza por seus sistemas contaminados ( embora a Microsoft forneça o Windows Defender, que não protege de tudo )...Por que a Apple teria que agir de maneira diferente?...
Felipe Cepriano
Se precisa da senha do administrador, é a mesma coisa desse "malware" pra OS X. Se não...
Gabriel
Exatamente, Paulo Freitas. E sei que algumas empresas oferecem suporte, desde que você pague, mas ainda assim não é a realidade de pelo menos 90% dos que usam Linux pagar por suporte algum. Ou você paga?
Cyber Ramses
Existem vírus que infectam outros vírus, sabia (biologicamente falando, mas... http://migre.me/4Ayu1)? Mas se atendo ao assunto, é muito bonito uma empresa falar na cara do usuário que a culpa é dele e que não vai ajudar. E os macfags falem o quanto quiserem, o serviço de suporte ao usuário da Microsoft é excelente, e a empresa se preocupa sim com seu consumidor. Claro, se seu Windows for original (o meu é), agora reclamar que não tem suporte no seu Windows piratex, faça o favor, né? Conforme o Mac Os X for se popularizando cada vez mais, é óbvio que vírus e malwares vão se multiplicar, aceitem. Se bem que macfag não pode ouvir a palavra "popularizar"...
Exibir mais comentários