O Internet Explorer não é conhecido exatamente por ser o navegador mais seguro no mundo. Por ser bastante adotado, ele é alvo de hackers e pessoas maliciosas toda hora, que tentam encontrar brechas para explorar no navegador. Mas segundo um bug report publicado no começo do mês, o Internet Explorer é o único navegador atual que não está suscetível a uma falha de memória séria.

Quem garante isso é um desenvolvedor que registrou a falha 81517 no Chromium Tracker. Ele garante ter testado a falha no Chrome 11, Safari 5, Firefox 4.x e nas versões 7, 8 e 9 do Internet Explorer e foi apenas nas três versões do navegador da Microsoft o problema não se manifestou.

A falha está na maneira como os navegadores carregam imagens com o atributo Cache-Control: no-store. Pelo que entendi, esse atributo diz ao navegador que a imagem não pode ser salva no cache e que sempre que uma página com essa imagem for carregada, ela deve ser chamada novamente no servidor onde está hospedada.

O problema é que o Chrome, Safari e Firefox salvam essa imagem na memória mas esquece de retirá-la de lá em algum ponto. Com isso, os navegadores acabam acumulando espaço na memória RAM e diminuindo a performance do computador inteiro. Um usuário do Linux chegou a ter 4 GB de memória ocupada com o Chrome.

Para testar a teoria, o desenvolvedor criou essa página de teste, mas ela já excedeu o limite de banda do App Spot. Felizmente, existe essa outra página de teste que executa (em teoria) o mesmo processo, mas está associada a um outro registro de problema similar e envolvendo JavaScript. Teste por sua própria conta e risco.

Um ponto pra Griffin… digo, Microsoft!

Com informações: Reddit.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

RodrigoKrZ
Já me deparei com este problema trocentas vezes, cansei de atualizar meu FF pra ver se esse bug é corrigido e nada. Eu navegando normalmente, sem entrar nos links indicados pra teste, já cheguei ver o FF devorar 500MB de RAM
@ThiagoCapuano
O primeiro Teste todas as vezes que tentei acessar pelo opera resulta em over cota... o segundo Teste, o opera mobile entrava por volta das 900 execuções e no opera para desk no meu computador, se eu deixasse passava a vida aqui com as execuções rodando e a memória estabilizada em 280Mb de consumo. Veja meu comentário anterior com mais detalhes.
Down Fire Livre
E o Opera é afetado???
Marcos
alguém chegou a ler o que foi escrito lá no Chromium Tracker? (https://code.google.com/p/chromium/issues/detail?id=81517) |====================================================================== |Reported by [email protected], May 4, 2011 |Chrome Version : 11.0.696.60 |OS Version: 5.1 (Windows XP) |URLs (if applicable) : |Other browsers tested: |Add OK or FAIL after other browsers where you have tested this issue: | Safari 5: FAIL | Firefox 4.x: FAIL | IE 7/8/9: OK" |====================================================================== O sujeito utilizou o Internet Explorer 9 no "Windows XP"! Mas o IE9 não funciona no Windows XP! Sei não, mas tem algo de errado nisso aí eihn...
Patrik
O Tecnoblog apenas reproduziu a matéria publicada na Reddit, conforme o link no fim do artigo. http://www.reddit.com/r/technology/comments/hens1/all_modern_webbrowsers_except_ie9_are_vulnerable/ E aqui está a página do desenvolvedor que executou os testes e denunciou as falhas: https://code.google.com/p/chromium/issues/detail?id=81517 Mesmo se o pessoal do tecnoblog não concordar com isso outros sites de tecnologia iria publicar da mesma forma. Portanto, se alguém ganhou algum dinheiro com isso não foi o pessoal do Tecnoblog, e sim os desenvolvedores que fizeram o teste.
daneoshiga
Fiz os dois testes no Opera 11.50 (alpha do canal "next" do Opera) e o teste em javascript no Chrome 13 (canal dev) no linux. (não consegui abrir o teste da app engine no chrome por causa da quota estourada do cara. Como resultado, o Opera não apresentou problemas, tendo muito pouca variação na memória usada por ele, já o Chrome engoliu rapidamente minha memória e meu swap. Então acredito que o Opera também não seja afetado pela falha, mas com certeza logo logo os browsers afetados serão corrigidos para que isso não aconteça mais...
@willengoulart
Usando Chrome 11.0.696.57 no Ubuntu 11.04 Em 40seg, ele foi de 1.1Gb que eu estava usando até lotar os 4GB[leia 3.9GB] de RAM Travou a aba e voltou ao normal. De qualquer forma, continua sendo o melhor navegador ao lado da Mozilla Chro... FIREFOX =)
@marquim_freitas
Deixei o teste continuar, e com mais de 2000 imagens criadas no teste e armazenadas no cache do chrome 11, ele parou! E já ocupava mais de 1 gb de memória RAM e 85% da CPU. Ao menos ele fechou o trabalho da aba, liberando assim a memória. Pois bem, fico por aqui!
gargwlas
ja tive mais de 3gb de ram com o firefox... ja chegou até 5gb.. mas uso por volta de umas 100 abas ou mais (o chrome na aguenta 30, e o IE nem chega a 15 na maioria das vezes e começa travar) quem esta ae glorificando IE em uma hora dessas nao se esqueçam do post "Depois de tomar 800 perfects, 400 fatalities, 300 brutalities, 50 friendships, 10 animalitis, e 5 babalities, eles tinham que ganha uma pelo menos né." ganhou 1, num unico comando.. nada mais... IE continuando sendo lixo PS: a quem perguntou pq o usuario usa Windows se é tão ruim.... esse é o ponto, NINGUEM ESTA FALANDO DE WINDOWS, e sim de NAVEGADORES.
@marquim_freitas
Eu testei com o chrome 11 portable. Em 1659 novas imagenzinhas criadas o chrome já ocupava mais de 800mb na mémória, e não libera mais... aff! Agora já sei porq meu pc tava travando só com o chrome.
rafaelhbarros
Eu to no trabalho. Em casa só unix. Aposto que pode acontecer a mesma coisa com o cara.
Paulo Freitas
De uma falha você escapa, em outra você cai... E assim continua a evolução dos navegadores. :)
Willder
Sim, de fato o consumo de memória sobe muito no Firefox, chegou até os 350Mb, mais depois volta para os 200Mb... E começa à subir novamente...
@ThiagoCapuano
O primeiro teste de sobrecarga de memória Ainda não consegui acessar, mas em breve farei o teste. O teste de execuções simultâneas draw-canvas em javascript Configuração Aparelho: Nokia N97 mini firm 12.121 Browser -> Execuções Opera Mobile -> 794 execuções antes do travamento Estabilização do consumo de memória: Desconhecido. Browser: Nativo -> Sequer abriu a página de testes. A versão mobile do TB não funcionou em 'mais noticias' na versão mobile do blog Configuração do Aparelho: PC 2GB RAM Athlon 64 x2 W7x64 Browser -> Execuções Opera -> + de 21.000 execuções sem travamento, memória estabilizada em 280Mb de uso, não houve travamento. Opera
@ThiagoCapuano
Como eu disse ao segundo teste, em dado momento o navegador estabiliza o consumo de memória por aquela execução, enquanto o Chrome não estabiliza e sofre um crash no serviço.
Exibir mais comentários