Facebook ativa autenticação por celular para aumentar segurança

Rafael Silva
Por
• Atualizado há 2 semanas

Por ser uma rede social bastante usada ao redor do mundo, os membros do Facebook são constantes alvos de tentativas de phishing e roubo de informações sigilosas. Por esse e outros motivos, contas na rede são hackeadas o tempo todo. Para tentar diminuir a ocorrência desse problema, a rede social decidiu aumentar seu esquema de segurança e implementou uma autenticação via celular bastante parecida com a criada pelo Google há algum tempo.


A solução anunciada ontem pelo Facebook, no entanto, é um pouco menos elegante do que a do Google, que utiliza um aplicativo móvel para iOS, BlackBerry ou Android. Chamado de Login Approvals (aprovação de login em bom português), o sistema envia uma mensagem SMS com o código de confirmação para o celular cadastrado.

Com o código inserido na página, o celular é confirmado e ele passa a ser usado como meio de autenticação cada vez que um usuário faz login no site a partir de um computador não autorizado. Caso você o aparelho seja perdido, o acesso só poderá ser realizado de um computador que foi previamente autorizado na sua conta, então não há muito o que se preocupar.

Para ativar o Login Approvals, basta ir em Account, Account Settings, Security e marcar a opção Login Approvals. Essa característica não está disponível, ao menos por enquanto, para contas que navegam no site em português, apenas em inglês.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Rafael Silva

Rafael Silva

Ex-autor

Rafael Silva estudou Tecnologia de Redes de Computadores e mora em São Paulo. Como redator, produziu textos sobre smartphones, games, notícias e tecnologia, além de participar dos primeiros podcasts do Tecnoblog. Foi redator no B9 e atualmente é analista de redes sociais no Greenpeace, onde desenvolve estratégias de engajamento, produz roteiros e apresenta o podcast “As Árvores Somos Nozes”.

Relacionados