Início » Arquivos » Celular » Mão-de-ferro do Google no Android é revelada em processo

Mão-de-ferro do Google no Android é revelada em processo

Esquema Andy Rubin: eu controlo, tu concordas, nós lucramos, vós ficais caladinho, ok?

Avatar Por

Que o Google gosta de manter um certo nível de controle do seu sistema móvel, já sabemos. Mas até onde se estende a mão controladora da empresa até agora nós não fazíamos ideia, eram apenas especulação e rumores de fontes anônimas. Eis que um processo judicial aberto pela Skyhook contra o Google revelou que o controle do Android é bem mais apertado do que se imaginava.

O processo foi aberto no ano passado, quando a Skyhook Wireless teve seu aplicativo de mesmo nome chutado do Xoom pela Motorola a pedido do Google. O Skyhook seria um aplicativo de localização que entraria no lugar de outros do Google no tablet, como o Google Maps e Google Latitude. E por isso a empresa abriu um processo contra o Google por “interferência nos negócios”.

Hoje alguns dos documentos do processo foram revelados para o público e neles são mostradas mensagens do chefe de desenvolvimento do sistema Andy Rubin para diversos executivos importantes, não só da Motorola como da Samsung também. Em algumas mensagens ele chega a proibir o lançamento de certos aparelhos, como o Droid X, por causa da presença do aplicativo da Skyhook Wireless nos gadgets.

A punição para quem desobedecer Rubin e lançasse o aparelho para o público assim mesmo? Possivelmente ser excluído do círculo de fabricantes que recebem acesso prioritário às novas versões do Android. E quem não recebe o Android antes, fica atrasado na corrida.

Há quem diga que por ser “dono” e principal desenvolvedor do Android, o Google tem o poder de exercer o controle que quiser no seu sistema. Mas talvez proibir o lançamento de aparelhos seja um pouco exagerado. Talvez.

Com informações: Gizmodo.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Tiago Celestino
Nada mais justo. Acho que tem que existir um pouco de controle, se não vira bagunça. Eu discordo da atitude da Apple, mas acho válido porque imagine se tudo fosse aprovado, o que teriamos? É 50% por 50%.
Heinrich Solidade
Andy Rubin tentando um cargo de CEO na Apple.
joex
Android sitema operacioal "berto" é uma ova. Os google fans ainda acretitam nisso...
Jairo
Estão babando na coisa errada... tanta coisa melhor para babar ...
Alexandre
Há de ser por ordem uma vez que o codigo eh pseudo-aberto. Senao vira zona!!!
Matheus Oliveira
mas é um software livre. você pode instalar ele como quiser, só irá perder certas mordomias. é como um app lite. você pode usa-lo, mas quem paga tem mais mordomias...
Bruno César Bulnes
Nenhuma novidade. Só teve repercussão por que a empresa envolvida é o Google. Mas esse tipo de comportamento é bem comum entre os gigantes que comandam o mundo. Abraços. Bruno César Bulnes. http://brunocesarbulnes.blogspot.com/
Almy
Parem de viajar, empresa é pra dar lucro, nao existe empresa "boazinha" Exemplificando:voce abre uma boate que não cobra entrada e ganha dinheiro vendendo sua bebida, gostaria que alguem entrasse na sua boate e vendesse cerveja tambem,concorrendo com voce na sua propria "casa"? Pois é, nem eu.
Jairo
Então que eles não vedam a idéia que o Android é um soft livre !
Leonardo Spricigo
Acho engraçado que são as mesmas coisas, mas como é o bonzinho da história, então está correto em controlar para não virar bagunça :P
ricardo
Será que o Google representa uma ameaça à liberdade da Interenet?
Rardgi
Menos cara, menos... No mais, está certo. Ela tem mesmo que controlar para não virar bagunça. Já da o SO "de graça", o mínimo a dar em troca é não colocar nada que rivalize com os Google apps e jogar junto com a Google. Mas não vejo a Google como o tiranismo da Apple. Nem de longe...
@hugoleomarques
Concordo.
j2k
normal
Rafael The Mist
Normal, nenhuma novidade, a menos que fosse uma empresa de filantropia, o que está longe de ser o caso.
Exibir mais comentários