A firma de pesquisas comScore divulgou um estudo (conduzido em março) referente ao uso de sites de check-in, como o nosso querido Foursquare, feito pelos norte-americanos. Logo de cara, a empresa descobriu que quase 1 de cada 5 donos de smartphones acessam esse tipo de serviço para dizer ao mundo onde estão (menos eu, que até hoje não adotei o FS ou similar).

Android: sistema mais usado para dar check-in

O Android é o sistema mais usado nos aparelhos de quem faz questão de informar sua localização geográfica, com 36,6% de market share no total de usuário; a Apple aparece em segundo lugar (33,7%), seguida da RIM (22%).

Para tristeza geral dos fãs da Nokia, o Symbian aparece numa posição quase inexpressiva, visto que agrupa somente 1,2% das pessoas que usam serviços de check-in no celular. FAIL.

Pelos números da comScore, 7,1% dos usuários de dispositivos móveis acessam serviços de localização geográfica. Quando estamos falando apenas dos smartphones, esse percentual sobe para 17,6%. Ou seja, quem tem um smartphone tende a usar mais o Facebook Places, Gowalla e similares, do que aquele pobre diabo com um feature phone em mãos.

Curiosamente, as mulheres são maioria entre o total de usuários mobile que acessam serviços de check-in. No entanto, os homens lideram quando citamos especificamente os smartphones (53,9%). Será que os homens usam mais smartphone? A pesquisa não dá mais informações sobre esse assunto.

Foursquare e similares são usados principalmente por jovens adultos, aquele grupo que engloba pessoas com idade entre 18 e 34 anos. 23,3% de todos os usuários de sites de check-in são estudantes, enquanto outros 53,3% prestam serviço para alguma companhia em tempo integral.

Empresas com desejo de faturar devem investir na integração com esses serviços. Segundo a comScore informa, quase um terço dos usuários acessaram sites de vendas (varejo) em seus celulares. Quando o assunto é publicidade, mais uma vez os usuários de check-in fazem bonito: 40% deles lembram de ter visto publicidade móvel, seja na web ou em algum app, pelo menos uma vez no mês.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@alenew8
Na realidade quando vc faz um checkin por exemplo em um bar seus camaradas ja sabem onde colar, ou lugar legal para comer, o povo que não tem como usar o FS fica nessas de criticar!
@alenew8
huasuhuha isso eu não coloco não!
Alexandre
pois eh... os meliantes alem de ver a sua conta de facebook com seus dados, ainda fica sabendo onde vc vai e o que consome. Otimo para sequestros e afins pfff
Vinícius
lol, A ideia é boa, mas não vi grande utilidade :/.Nada haver com o que eu pensei que era (site de compras hehe)
Ramon Melo
Taí uma coisa que eu acho engraçada: as pessoas que usam esse serviço entregam a privacidade assim, de mão beijada mesmo? Não que as redes sociais prezem por isso, mas o Foursquare me parece o sistema perfeito para assaltantes, sequestradores e psicopatas em geral. Se eu fosse um, seria o primeiro lugar onde procuraria minhas vítimas.
Caio Furtado
Mas é amigo...
Theus
Nunca gostei do 4square. Acho uma bobagem aqueles selos. E sou adepto do Facebook Places.
Marcos Jahn
Essa doeu o olho, quando eu li... "Foursquare é uma espécie de Twitter" Ctrl + W em 3, 2, ...
Mard
Vale lembrar que o aplicativo do foursquare para Nokia foi lançado recentemente =S
@brunogdb
Shopping Leblon* Eu sempre confundo os dois não sei a causa O.o.
@brunogdb
Quero ver uma pessoa com dor de barriga no Rio Sul agora KKKKKK.
@pri_barros
Acho que o maior problema do Symbian, com relação a esse assunto, é que a Nokia (burra) demorou MUITO a abrir uma loja de apps. Então havia apps pra Symbian espalhados pela internet, pelos cantos, com diversos preços. O usuário só saberia do app se fosse mais geek mesmo, então a maioria achava (e deve achar até hoje) que não tem app pra plataforma. Além disso, ela ainda se mata por não atualizar o firmware dos dispositivos antigos, colocando a Ovi Store neles. Daí o usuário comum, com aparelho antigo, desconhece a loja de apps.
@pri_barros
Corrigindo: Na verdade era pra sair "app oficial"... Pois foi feito pela Nokia em conjunto com a equipe do Foursquare... Aliás, é a pior opção de app pra esse fim...
Alexandre
Nao uso o foursquare ou o latitude pois se sem usar esses "rastreadores" o google jah tem seus dados pessoais, imaginem alem disso saber de seus costumes, das suas idas e vindas. Nao deixa de ser uma excelente ferramenta de propaganda e marketing extremamente segmentado.
@pri_barros
Tem app do foursquare até pra s40... Acho q vc tá mal informado, viu.... Uso 4sq há um bom tempo... Aliás há mais tempo q meus amigos e conhecidos, usuários de android e iphone... O segredo é vc procurar o app e não apenas se basear no que ouve por aí =) Tem 3 apps que eu conheço, que servem pra foursquare nos Symbian: o Gravity já citado, o Sym4square e o app oficial. É... Todox smartphones Nokia tem app disponível... Até msm os não smartphones, s40 e s60 basicões.
Exibir mais comentários