A Canonical anunciou ontem mais uma grande parceria na área de computadores e notebooks: A partir de agora, a empresa irá colaborar com a Lenovo, visando certificar o Ubuntu em seus equipamentos. A Lenovo é a quarta maior produtora de computadores no mundo, e essa parceria com a Canonical visa aumentar seu alcance no mercado.

Agora com mais pinguim

O anúncio, feito por John Bernard no blog oficial da Canonical, lembra que já existem em torno de 30 modelos diferentes do Lenovo ThinkPad já certificados com Ubuntu. Esses ThinkPads, pré-instalados com o Ubuntu 10.10, possuem hardware de ponta e estão disponíveis para compra.

Mas qual a vantagem de ter um equipamento certificado pela Canonical? Com isso, você (ou sua empresa) garante total compatibilidade do hardware com o sistema, sem precisar procurar na internet por tutoriais obscuros para fazer a placa de vídeo funcionar corretamente. Além disso, com o Ubuntu já pré-instalado no equipamento, existe a garantia de que ele terá todos os programas de configuração e manutenção do sistema devidamente configurados.

Além, é claro, de evitar aquela situação desprezível de levar o equipamento até uma assistência técnica e ouvir que ele perdeu a garantir por não ter mais o Windows

Embora a maioria dos equipamentos ainda estejam certificados com o Ubuntu 10.10, já é possível encontrar alguns certificados com o 11.04, e possivelmente eles começarão a sair de fábrica já com essa versão instalada. Você pode ver uma lista de todas as máquinas da Lenovo que são certificadas no próprio site da Canonical.

Infelizmente, uma buca na loja brasileira da Lenovo não mostra nenhum notebook ou computador sendo vendido já com o Linux instalado, mas quem sabe isso não acontece com uma pressão dos usuários? 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Gregório Ferraz
Muitas vezes (na verdade na verdade em 99% das vezes) não é preciso procurar o driver, no Ubuntu, por exemplo, basta abrir o aplicativo Drivers adicionais, vê lá qual o driver não está instalado, clicar nele e depois em Atualizar. O problema, é que muitas pessoas já possuem o modelo mental do Win-alguma-coisa onde é preciso baixar, tentam fazer da mesma forma e splash, deparam-se com um problema. O linux é um modelo-mental diferenciado, a maioria possui uma central de softwares e atualizações que faz tudo por você caso isso já não seja resolvido na instalação. Se não resolver assim, basta procurar a comunidade que eles resolvem, ela é muito solicita! Abraços.
Flavio
Iniciativa muito legal e tardia. Acho que a Canonical pode correr atrás de parcerias como esta. Logo com a Lenovo grande fabricante oriental de computadores.
@andradevini
agora será legal ter um Lenovo, notebook que eu sempre quis ter. Sempre quis porque é um nível de preço bem mais baixo que os macbook, é claro.
Marcelo
Tenho um Lenovo ThinkPad X100e, rodando Debian (Squeeze) perfeitamente. Tentei primeiro usar o FreeBSD mas não tem driver para a placa wireless (ndis w/ kernel panic). De sobra, ThinkPad é bom demais.
Fer
O 10.10, que segundo a Canonical seria a versão perfeita, no meu PC deu vontade de mata-los por dizer isso! O Ubuntu 10.04 foi o que melhor se deu com meu PC, pois ele da erro com tudo que não seja RWindows, só porque amei o 11.04!
Gabriel Fernandes
Procurar driver para Linux? Isso pertence a pessoas que não sabem comprar maquinas. Uma placa mãe Intel, MSI, ASUS, etc (entre as melhores) ja oferecem os melhores chipsets e todos eles o ubuntu tem um driver perfeito. é Instalou, usou, as unicas alterações a serem feitas, são os updates de softwares.
Gabriel Fernandes
Não acredito!!! 10.10 ??? Coloca um LTS cambada de %$%@#@#%$
@austonrd
Meu novo lenovo hehe é um ideapad Z460, tenho o Ubuntu 11.04 tudo funcionou blz, apenas a placa de som precisou de um ajuste devido ao fone de ouvido. Uma pena as teclas especiais, algumas funcionam, mas não há os software's de funções na tela.
Paulo Freitas
Fato. Tenho percebido nos changelogs das últimas atualizações a preocupação dos desenvolvedores em corrigir problemas antigos e aplicar patches de segurança de outras distribuições. Só o novo Kernel que atualmente está no repositório natty-proposed possui quase 200 correções em relação ao Kernel original do Natty Narwhal, lançado há poucos dias. Estão focando muito na evolução, dá até medo do que vem por aí. :P
@marciowferreira
legal... rola um debian valendo nesse pc aí huhuhu
Guilherme Mac
tá precisando se benzer... ou comprar um hardware certificado mesmo hehe :P
@CodeAddicted
O Ubuntu tem evoluído a passos largos a cada versão, a canonical está de parabéns. Fico feliz em ver que isso está sendo reconhecido pelo mercado. Espero que vejamos cada vez mais o crescimento do linux em desktop.
Turdin
Que pena que nunca fiz parte da exceção em nenhuma das 6 maquinas que já usei =/
ricardo
Quando precisar de um novo notebook, procurarei por um Lenovo. Mas tem que ser com Ubuntu.
Guilherme Mac
Ainda bem q procurar é a exceção, pq senão nem usaria =_=
Exibir mais comentários