Início » Arquivos » Celular » Google mostra novidades que devem chegar no Android

Google mostra novidades que devem chegar no Android

Compatibilidade com acessórios USB, regras para atualizações e nova versão do sistema são algumas das novidades.

Avatar Por

Durante o Google I/O hoje, a gigante da web anunciou diversas novas características no que diz respeito ao seu sistema móvel Android. A primeira delas é a atualização 3.1 do Honeycomb, que deve chegar a partir de hoje nos tablets Xoom da Motorola vendidos nos EUA. Ele conta com dezenas de novidades mas apenas algumas foram demonstradas na conferência, como o redimensionamento de widgets.

Outra novidade da atualização é o fato de tablets com o sistema poderão ser usados como USB hosts, ou seja, toda uma variedade de equipamentos USB serão compatíveis com eles. Itens como leitores de cartão de memória, teclados e até controles de video-games poderão ser conectados em tablets e usados com os ditos tablets depois de atualizados.

Novo Android: Ice Cream Sandwich

Mas o foco do Google não vai ser só o Android 3.1. A empresa também anunciou a próxima iteração do Android, que deve se chamar Ice Cream Sandwich. Ela vai ser a maior “e mais ambiciosa” versão do sistema já criada pela empresa por um motivo: essa versão vai ser usada não só em tablets como também em celulares, laptops e toda uma leva de dispositivos.

E ganhou até um novo ícone, como você pode ver abaixo.

O Google não disse qual o número da versão Ice Cream Sandwich, mas garantiu que ela vai contar com a interface da Honeycomb e sua SDK vai vir também com uma ferramenta específica para redimensionamento de aplicativos.

Como essa versão do sistema vai ser usada em diversos aparelhos diferentes, a ferramenta deve ajudar os desenvolvedores a implementar suporte a diversos tamanhos de tela nos seus aplicativos.

Desenvolver acessórios para Android? Tem um kit pra isso.

Junto com as novidades em software, o Google anunciou novidades em termos de hardware. Um novo programa chamado Accessory Development Kit vai permitir que não só fabricantes de acessórios como também qualquer indivíduo criem acessórios compatíveis com o sistema e com aplicativos específicos, bem como já acontece no iOS.

Na coletiva eles demonstraram um Nexus S ligado a uma esteira.

O programa é livre para se cadastrar e não exige o pagamento de nenhuma taxa. Para testes da ADK o Google também disponibilizou uma versão própria do arduino, conhecido kit de microcontroladores adorados por maníacos de eletrônica ao redor do mundo.

Atualização do Android ganha novas regras

O que impressionou a audiência mesmo foi o anúncio de uma nova regra para atualizações do Android. Por meio de parcerias com certas fabricantes e operadoras, o Google vai estabelecer quanto tempo vai demorar para ele ser atualizado para uma nova versão do sistema e até quando ele será atualizado.

As marcas aí acima são todas as parceiras que concordaram na criação dessa linha de tempo. O que isso quer dizer é que se você tem um celular Android de fabricantes como a Motorola, LG, HTC e Sony Ericsson, vai saber exatamente para qual versão o seu celular será atualizado, quando essa atualização vai acontecer e até quando ele vai receber novas versões do Android, caso o hardware ofereça suporte.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Matheus Oliveira
Sinceramente: só quero que meu android reconheça redes adhoc... até lá fico esperando ganhar um aparelho com iOS...
@mrleandrofreire
Mas desenvolver um sistema que rode em tablets e smartphones não vai piorar o sistema do Android? Ele não acabará restrito a um aparelho mais fraco enquanto que um hardware "mais forte" ficará subaproveitado?
@andradevini
Tô vendo! A google vai aposentar o Chrome OS e usar o Android para todos os sistemas "móveis". Sei lá, é o que parece...
@MasterWebInter
Uta reus a motorola faz ali?
Caio Furtado
ISSO AI GOOGLE!
Fer
A resposta para o seu problema é bem simples, tem apenas 3 letras: iOS!
Vinicius Kinas
Notem que o Google tá acabando com a onda da falta de atualizações só para os que são membros da aliança. Qualquer outro fabricante fora dessa aliança (que são vários) pode demorar o tempo que bem entender e/ou não atualizar de forma alguma. Mas eu fiquei feliz de ver a Samsung ali, meu Galaxy S agradece.
Alexandre
se tiverem o hardware, claro! mas falando serio, eletrodomesticos e eletroeletronicos nao estao muito longe disso, como TVs e geladeiras que tem saido. a ideia eh essa, que sua torradeira baixe seus mails enquanto voce tuita no bebedouro auhaiahiauhaiuahiauhaiuh
Felipe W. Smith
AAAAAAAAAAAAAAAAWWWWWWWWWWWWWWW YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYEEEEEEEEEEEEEEAAAAAAAAAAAAHHHHHHH!!! Google acabando com a fanfarrice das fabricantes!!!
Turdin
Hahaha, quero ver se minhas calculadoras vão atualizar hein
Denis
Realmente a melhor noticia foi dos Updates, agora da pra saber se o Smartphone que você comprou tem vida longa aos updates do Android.
Alexandre
Dei uma sapiada sobre o Ice Cream. Conclusao: ice cream vai entrar no mercado pra acabar com TODAS as fragmentacoes do android, inclusive em tablets. Ou seja, Icecream ta sendo feito pra tudo quanto eh tipo de gadget, seja tablets, smarts, calculadora ou qualquer coisa que possa rodas o Robozinho!!!
@luisdpaula
Curti "icecream sandubas"
Evertynlogic
Eu acho legal as coisas que a google está fazendo mais eu estava esperando que eles falassem das correções no Honeycomb e não de um novo recurso pra mudar o tamanho dos widgets agora é aguardar se essa atualização chega essa semana aki no Brasil
@cidox
Pirei, google ta indo além... :D
Exibir mais comentários