Essa informação certamente não será nenhuma novidade para você. Dados recentemente revelados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), referentes a fevereiro desse ano, mostram um crescimento vertiginoso na quantidade de reclamações relacionadas ao serviço de telecomunicações. Quem está ganhando nas reclamações é a banda larga, que contabiliza aumento de 60,9% no período de um ano.

Para você ter uma noção do crescimento, a mesma banda larga foi alvo de 24,2 mil reclamações em fevereiro desse ano. No comparativo, houve 15,06 mil reclamações no mesmo período do ano passado. Um número que, do meu ponto de vista, é bastante assustador, porém reflete a qualidade da banda larga no país.

Também houve aumento das reclamações sobre telefonia fixa. Se foram registradas 38,2 mil queixas em fevereiro de 2010, o número chega a 52,8 mil reclamações em fevereiro de 2011 (crescimento de 48,1%). Eu imaginei que esse índice cairia, uma vez que os telefones fixos cada vez mais dão espaço para os celulares e para o VoIP, mas não foi bem assim que aconteceu.

Falando em telefonia móvel: 65,4 mil reclamações referentes a esse serviço em fevereiro, contra 51,7 mil queixas no mesmo período do ano passado. Outro crescimento assustador, dessa vez de 26%.

A Anatel também contabiliza reclamações sobre serviços de TV por assinatura. Foram 8,18 mil queixas no período.

Agora que já temos números que — mais uma vez — mostram a ineficiência dos serviços de telecomunicações, falta saber o que a Anatel, agência reguladora do setor, vai fazer para tentar melhorar esses índices. Disparar algumas multas é o mínimo de atitude que a agência pode tomar, além de determinar metas para melhorar as telecomunicações por aqui.

De qualquer forma, uma coisa é certa: o consumidor é quem está perdendo nessa história toda.

Com informações: Agência Brasil.

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Franthescoli Hipolito
Acho o pior de td que muitas companhias de internet não divulgam a limitação de dowload, no caso quem baixa muitos vídeos como eu acaba tendo dificuldades.
@MasterWebInter
Fato - Rua Cecilia colli, Bairro Jardim Isabel.
Alex
Isso não tem nada a ver com a net e sim com o youtube, tem dia, hora e vídeos especificos em que se carrega rápido ou fica uma lentidão absurda. Tem vídeo que coloco pra carregar e vai super rápido, depois no dia seguinte ta lento de novo, Youtube com certeza prioriza os gringos e fodem com a gente. Pena não termos tantos vídeos no Vimeo, todos que carrego usam toda a banda da minha internet, muito bom.
Anny
Idem! Achei que só acontecia comigo isso. Tenho 15MB da GVT em casa e o Youtube parece movido a carroça. Todo resto da Internet é okay, mas alguns videos do youtube são simplesmente impossíveis de se esperar carregar. O engraçado é que não acontece com todos os vídeos, e sim alguns em específico (e o problema persiste com eles)
Rodrigo Fante
Foda essas operadoras mesmo, tenho GVT 15Mbps e faz quase 1 mês que não consigo conectar na PSN.. ridículo!
Rodrigo Fante
Pode ser problema de rota, já ligou lá para reclamar? Aqui em casa GVT 15Mbps e funciona muito bem seja navegando em qualquer site, jogando, vendo vídeos, baixando torrent etc.
@Taysonn
Eu tenho até que reclamar da minha também! Reclamei só pra net mesmo, se não resolver vou reclamar pra Anatel.
@jjsjeremias
Incrivelmente ridículo a banda larga do Brasil... e pior não sei se vocês lêem o contrato de vocês mas as operadoras de telefonia só se responsabilizam por 10% (isso mesmo 10%) da sua banda se vc tem uma assinatura de 10Mb e ela funcionar a 1Mb problema seu! hoje uso via rádio apesar de não ser a melhor pelo menos nao sou obrigado a ter telefone pra possuir banda larga (coisa que acho um roubo das operadoras).
Clésio
Pra variar as empresas públicas, não funcionam para o público. Eu queria saber da anatel, porque pagamamos assinatura básica de telefonia fixa, se no celular isso não existe.
Fredson Sousa
Em parte culpa da Anatel que também não cumpre o seu dever que é de fiscalizar e regulamenta os serviços, mais como a Anatel é cadeira para favores políticos a tendência é piorar. A Anatel tinha quer ser a segunda no Ranking
Caio Alexandre
Até aí sem novidades. Principalmente quando se fala de Telefônica, não precisam nem falar que ela é a pior, todos já sabem.
Caio Furtado
Primeiro que no Brasil não tem Banda Larga, é só uma banda comum mascarada com uma velocidade "supostamente" mais rápida.
Turdin
Aqui a internet é muito boa. Mas volta e meia tenho que recorrer a Anatel por problemas na conta que a oi me trás =/
Ramon Melo
A GVT aqui em casa é incrivelmente lerda para baixar vídeos no Youtube. O curioso é que isso só acontece no Youtube, em outros sites de streaming de vídeo (como o Vimeo), esse problema não acontece.
Alexandre
se esta assim agora, imaginem quando o PNBL tiver pronto. Estamos falando de 40 milhoes de pessoas que passaro a ter banda larga. Eu (nao) tenho do das operadoras de telefonia, se eh assim hoje...
Exibir mais comentários