A situação dos números de telefone fornecidos pelo SkypeIn está pior do que você – e eu – poderia imaginar. O Skype relatou ontem que esses números foram desligados pela Transit Telecom, sem qualquer motivo aparente nem explicação decente para essa decisão. De acordo com o Skype, há urgência em determinar o que realmente está acontecendo por aqui.

Em comunicado publicado no blog do Skype e no Heartbeat (que avisa sobre problemas nos serviços), a empresa confirma que os números SkypeIn seriam desligados, informação que já havia sido prestada no início da semana. O esquisito é que os usuários fiquem sem acesso assim, sem mais nem menos. Tenho certeza que há profissionais que dependem do serviço, como a própria Bia Kunze (também conhecida como Garota Sem Fio), nossa colunista que presta consultoria na área de mobilidade.

Inclusive, a Bia perguntou em seu blog pessoal qual é a melhor alternativa para o SkypeIn. Se algum leitor tiver sugestões, por favor, compartilhe conosco.

O Skype procura soluções para seus clientes que dependem do serviço fornecido pela Transit Telecom. Devido a restrições na legislação, o próprio Skype depende de uma empresa de telefonia local como parceira para continuar oferecendo o número de telefone integrado ao VoIP.

Pedidos de reembolso devem ser enviados para [email protected] De acordo com o Skype, a operadora brasileira também atende nos números 103-17 e (11) 3511-0200.

Sugestão enviada pelo leitor Everton Favretto. Valeu, Everton!

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Jefferson
Edvan, Você consegiu mudar para uma outra operadora em carater pre-pago? Isso é possivel? Se sim para qual operadora você mudou, pois estou no pará e uso numero de SP.
Bob
Acho que o reembolso dever ser solicitado ao Skype pois o serviço foi contratado com ela e não com a Transit. É fácil para a Skype receber e depois dizer que a responsabilidade é da Transit. A Transit é uma fornecedora para a Skype, eu não tenho nada a ver com a Transit, mas o meu serviço foi contratado com a Skype, então ela tem que resolver o problema ou devolver o dinheiro pago.
Caio Furtado
Estranho que o da minha mãe funcionava até ontem e tal, acho que eles estavam desligando aos poucos.
Carlos
Na minha opinião, independentemente da responsabilidade do Skype e da Transit Telecom no conflito entre eles, ou seja, sem defender o Skype -- essa última decisão de simplesmente desabilitar todos os números (porque a relação comercial é entre o Skype e os usuários e eles estão protegidos juridicamente?) tira toda e qualquer razão, e respeitabilidade, da Transit Telecom. Com ou sem razão, não hesitou em prejudicar milhares de pessoas. Acho que outra questão que deve ser apresentada seriamente é a outras empresas que usam os serviços da Transit. O voip do UOL, p. ex. Os usuários deveriam questionar o UOL sobre a confiabilidade do serviço, ou se há o risco de, havendo um conflito comercial entre eles e o fornecedor deles (a Transit Telecom), há o risco de os usuários terem seus direitos e contratos desrespeitados.
André
Realmente nós consumidores não temos que sofrer as consequências de problemas entre o Skype e a Transit Telecom. As empresas deveriam primeiramente respeitar os serviços que estavam sendo prestados e nos informar em tempo hábil sobre o cancelamento do serviço. É lamentável que a atitude das duas empresas. A unica grande diferença é que a Transit Telecom funciona no Brasil sobre normas da ANATEL e deve seguir e responder sobre os serviços prestados. Eu já entrei com uma reclamação na ANATEL para solicitar a imediata ativação do meu numero e também a portabilidade para outra operadora. Sugiro que vocês façam o mesmo.
Airton Luiz
Tenho mais um mês de assinatura e liguei para a Transit, que disse não ter o que fazer e que o problema de rompimento do contrato foi da Skype.
Marcio Neves
É, depois eu entendi o caso. Realmente, sem explicação
Edvan
Nem tudo está perdido, liguei para 11 3511-0200 ( Transit ) fiz um pré-cadastro para portabilidade em um plano pré-pago. Agora é aguardar 72h para a área técnica analisar.
Carlos
Sobre o reembolso do Skype, estão atendendo rapidamente. Mandei o pedido ontem, menos de duas horas depois concederam o reembolso. Agora: era preciso uma ação organizada para deixar claro como é inaceitável o comportamento da Transit. Depois desse corte dos serviços contrariando o compromisso que ela mesmo havia assumido, creio não haver credibilidade que resista. No caso da instituição que coordeno, já passamos para a Vono.
Tsuru Imóveis
Boa tarde. Minha empresa utilizava o Skype In já há algum tempo e está sendo tremendamente prejudicada com esta decisão, pois estou perdendo clientes com esse corte repentino e desrespeitoso. Penso em processar a Transit e a Skype por ser solidária com essa sacanagem contra nós, brasileiros. Além do mais, se não devolverem o dinheiro, pode configurar até apropriação indébita, afinal, pagamos por um serviço que não nos foi prestado e agora fica um empurrando a responsabilidade para o outro. Só no Brasil mesmo acontece essas coisas...
Everton Favretto
Pra quem foi afetado, tentem mandar e-mail pro Skype pedindo reembolso. Mandei ontem e me pareceram interessados em me reembolsar. Precisa ter o número do pedido do número online. https://support.skype.com/pt/support_selection
Everton Favretto
De acordo com o Skype, os números seriam desativados quando acabasse a assinatura, não assim de repente.
Marcio Neves
Podia jurar ter lido alguns dias atrás que serviço Skype In seria desativado. Depois que seria só no Brasil. Como assim isso pegou todo mundo de surpresa? Não entendi, agora
Snipes
Isso realmente é um desrespeito! O pior para meu caso é que como meu número iria expirar, renovei por mais um ano e logo em seguida recebi a mensagem e desde ontem estou sem o telefone que está divulgado para diversos clientes. O interessante é que, na mensagem falando que a Transit não iria operar mais o serviço, informava de que todos os usuários poderiam utilizar o serviço até a expiração da assinatura, o que pelo menos no meu caso não aconteceu. Alguém aqui tentou ligar para a Transit?
thalles
Devemos nos unir e tomar alguma medidas nossa empresa usa os serviços de numero online do Skype ficou sem nenhuma comunicação tendo grandes prejuizos e os caras rompem e deixam vocÊ sem contato e não assumem a responsabilidade a Transit se esquiva e não resolve temos contrato até 2012 dos numeros e minha empresa esta fora do ar.Se alguem tiver o numero do skype favor enviar. Irei processar a Transit e Skype pois ambos são co responsáveis, quem quiser entrar em uma ação conjunta me avise por email [email protected]
Exibir mais comentários